Resenha: A Garota no Trem


Livro: A Garota no Trem
Autor(a): Paula Hawkins
Gênero: Romance, Drama, Juvenil
Editora: Grupo Editorial Record
Páginas: 378

   Sinopse:

Um thriller psicológico que vai mudar para sempre a maneira como você observa a vida das pessoas ao seu redor.

Todas as manhãs, Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas dágua, pontes e aconchegantes casas.
Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes a quem chama de Jess e Jason , Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess na verdade Megan está desaparecida.
Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos. 

Uma narrativa extremamente inteligente e repleta de reviravoltas, A garota No Trem é um thriller digno de Hitchcock a ser compulsivamente devorado.

(Sinopse padrão para A Garota no Trem, disponível nas páginas online dedicadas ao livro, no Skoob, no Submarino, e na Amazon.)

   Na capa:
"VOCÊ NÃO SABE QUEM ELA É,
              MAS ELA CONHECE VOCÊ."


   Na mira das telonas:

Pessoal, já foi confirmadíssima a adaptação da obra para o cinema. Ela chega dia 24 de novembro desse ano (2016), com direção de Tate Taylor (responsável por títulos como Grace and Frankie (season one), James Brown, Histórias Cruzadas; e também atuando em Planeta dos Macacos, Sou Espião e Inverno da Alma). Rodado nos Estados Unidos, e com Emily Blunt (Rachel Watson), Rebecca Ferguson (Anna), Haley Bennet (Megan), Justin Theroux (Tom) e o Luke Evans (Scott). Chequem o trailer, logo abaixo:


Pelo trailer, cheguei a conclusão que vão ser bem fiéis ao livro. A história da trama é cheia de detalhes requintados, onde o desejo, a atração, a tensão no ar são evidentes. É como se fosse um suspense, aliado a uma dose saudável de Cinquenta Tons (:3). É atraente, sedutor, instigante. Misterioso. Ah, a distribuidora do filme é a Universal Pictures. O orçamento do filme ficou em U$ 10 milhões.


Poster Nacional do Filme
(Para aqueles que, assim como eu, não perceberem, o zíper e seu puxador são respectivamente uma linha férrea e o trem [Achei isso fantástico, mas demorei para perceber... kkkkk'])
   O que mais gostei: Por dentro da história

A história gira em torno de Rachel, uma mulher britânica, triste, deprimida pelo fim de seu casamento, e de seu conto de fadas pessoal. Após o término, Rachel se tornou uma alcoólatra sem rumo, ou melhor, de um único rumo: tomar todos os dias o trem que passa aos fundos de sua antiga residência, pelas manhãs, e voltar para casa no mesmo trem, à tarde. Ela se perde em momentos de nostalgia, misturados a dores de cabeça e enjoos devido a estar bebendo em quase todos os momentos do dia. Isso a torna uma personagem fácil de odiar: fraca, errada, errônea, trôpega, de difícil confiança. Porém, o que nos prende à Rachel é sua história: uma mulher traída, que viu seus sonhos e o homem que amava irem todos água abaixo, devido a infidelidade do parceiro. Ela foi traída, e jogada para o escanteio sem o menor  respeito ou cuidado, e isso a destruiu de uma forma dolorosa e pessoalmente conhecida por mim. Então, apesar de seus erros, eu consegui compreender como ela via o mundo agora. Como ela se sentia.


Desde que saiu de casa, Rachel passou a morar com uma amiga, que a apoiava, mas que com o tempo, começa a perder a esperança e a fé de que Rachel se restabeleça. E não é para menos, em vários momentos do livro eu fiquei profundamente chateado com as atitudes e comportamentos de Rachel.

Aqui temos a opinião da autora sobre Rachel:
"Não me preocupei em criar um personagem do qual os leitores gostassem. O comportamento de Rachel é frustrante. Ela repete os mesmos erros, mas isso é a natureza dos viciados. Procurei construir um personagem convincente, embora espere que as pessoas possam enxergar algum lado bom nela."
Ah, para completar o cenário, Rachel ainda fantasia com um casal de desconhecidos que moram perto de sua antiga residência, casal esse que ela consegue ver sempre da janela do trem em movimento, no qual se encontra, nomeando-os (Jason e Jess) e imaginando-os um casal dos sonhos, assim como ela um dia foi com seu ex-marido. Tudo muda quando numa semana, ela presencia Jess beijando outro homem que não é Jason! Colocando-se no lugar de Jason, ela sente novamente o gosto amargo da traição. Na mesma semana ela lê sobre o desaparecimento de Jess no jornal, e acaba decidindo entrar na história, tentando proteger um Jason que ela realmente não conhece, puramente pela compreensão de sua dor pessoal. Em busca de respostas sobre Jess, Rachel irá descobrir uma trama obscura de desejo, traições e medo, na qual ela encontrará dúvidas além do imaginável, até sobre si mesma.


Quem é a garota do trem realmente? Quem são Jess e Jason? Quem são Anna e Tom? Essas são as perguntas às quais você terá que encontrar as respostas, e se chocar tanto quanto qualquer um que já leu o livro, caro leitor!

É chocante, é incrível, é desafiador. A história é complexa. Suas personagens centrais são mulheres, em todo o seu poder. Fortes, frágeis, espertas, inteligentes, decididas, atrevidas, engenhosas. O que senti é que todo o livro é sobre ser mulher. Sobre os desafios, sobre suas vidas. Sobre suas lutas e desejos.

#EuRecomendo #EuLeio #PaulaHawkins

   Curiosidades e Detalhes:
  • O livro foi lançado pelo Grupo Editorial Record em 2015, no Brasil; é o livro de estreia da autora!
  • A narrativa é contada em primeira pessoa, no estilo de POVs (do inglês, points of view, "pontos de vista"/"perspectivas"); são três as narradoras (Sim, todas mulheres!): Anna, Megan e Rachel. Apesar que nosso prólogo é feito por um homem. Eu não tinha dado tanta atenção ao prólogo, mas depois, tudo ficou claro como água!
  • O livro permaneceu por vinte semanas no topo dos mais vendidos no Reino Unido;
  • A autora antes de ser escritora foi jornalista financeira; ela estava falida! Nascida no Zimbábue, e moradora de Londres;
  • Mais de 4 milhões de exemplares vendidos; traduzido para 44 idiomas;
  • O estúdio responsável pela adaptação cinematográfica é a Dreamworks!
  • O livro é muito comparado com Garota Exemplar, de Gillian Flynn;
  • Na adaptação para o cinema, o cenário será os Estados Unidos, e não o Reino Unido;
  • O que não falta no livro são ótimos quotes! Tem muitas frases interessantes, reflexivas, e etc.

P.S.: Algumas das curiosidades citadas tem sua fonte aqui; as demais, daqui;
"Escrevi o livro como se fosse minha última chance como escritora. Talvez não fosse, mas era assim que eu me sentia." - Paula Hawkins
   Citação Preferida:

*****

2 comentários: