Resenha: Animais Fantásticos & Onde Habitam


Livro: Animais Fantásticos & Onde Habitam
Autor(a): Newt Scamander (J. K. Rowling)
Gênero: Juvenil, Fantasia
Editora: Obscurus (Rocco)
Páginas: 304

   Sinopse:

A acromântula é uma aranha monstruosa de oito olhos e dotada de fala humana, foi desenvolvida pelos bruxos para guardar suas casas ou tesouros... O basilisco, também chamado de rei das cobras, é verde-vivo e pode alcançar até quinze metros de comprimento. Sua criação foi declarada ilegal, desde a época medieval. O dragão é o animal mais mágico do mundo; seu couro, sangue, coração, fígado e chifre têm grandes propriedades ilusionistas.

(Sinopse padrão para Animais Fantásticos & Onde Habitam, disponível nas páginas online dedicadas ao livro, no Skoob e Saraiva.)

   Sobre o autor(a):


Não preciso falar nada a respeito dela, não é mesmo? Rainha absoluta! Joanne K. Rowling reinventou o universo da literatura fantástico e o fez renascer em todo o seu poder e glória. Britânica, enfrentou inúmeras adversidades durante o processo criativo da saga que a fez despontar no mercado e no mundo. Mas, apesar dos temores, não recuou (amém!). Também escreve sob os pseudônimos de Robert Galbraith, Newt Scamander e Kennilworthy Whisp.


Reprodução da foto de perfil do Twitter da autora

   Conhecendo o livro:

Esse é um daqueles bônus que todo fã deseja que o autor(a) lance. São fatos adicionais, detalhes, peculiaridades, contos do universo da saga. Em específico para o caso, Animais Fantásticos & Onde Habitam nos apresenta os seres do universo de magia da saga Harry Potter, em detalhes. Aliás, pelo ponto de visto de um dos personagens desse universo, que é o pesquisador Newt Scamander, ninguém menos do que o autor de um dos livros, que leva o mesmo nome, que nossos amados bruxinhos da saga usam em suas aulas. Ele nos conta um pouco sobre si mesmo e sobre como chegou à ideia de produzir o livro; a partir daí ele fala um pouco sobre suas viagens à terras distantes em busca de espécimes cada vez mais perigosas, afim de montar um almanaque com informações inerentes aos animais e seres mágicos (e preste atenção nisso, caro leitor, uma vez que há diferenças entre seres e animais, mágicos) que habitam o seu mundo.

O livro nos é apresentado como uma impressão comentada do livro de Harry, e sendo assim, há comentários nas margens e entrelinhas, feitos por Rony, Hermione e Harry, sobre suas perspectivas em relação às criaturas com as quais tiveram contato, entre outras informações. O prefácio é assinado por Alvo Dumbledore.

Tanto Quadribol Através dos Séculos quanto Animais Fantásticos & Onde Habitam tiveram todo o lucro doado a Comic Relief (uma organização britânica de caridade, que utiliza o riso para combater a miséria), e foram publicados com material e mão-de-obra mais baratos.

   Adaptação para o cinema:


Ao contrário do livro, o filme focará nas aventuras de Newt em suas viagens, não no aspecto descritivo e didático do livro, sendo assim, não é nem de longe uma adaptação exata do livro. Ah, a história será ambientada nos Estados Unidos (pela primeira vez saímos do Reino Unido, no universo da franquia), no ano de 1926, ou seja, cerca de 70 anos antes das aventuras de Harry Potter. Ele será o primeiro filme de uma trilogia!


Sinopse: "O excêntrico magizoologista Newt Scamander chega à cidade de Nova York com sua maleta, um objeto mágico onde ele carrega uma coleção de fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens. Em meio a comunidade bruxa norte-americana que teme muito mais a exposição aos trouxas do que os ingleses, Newt precisará usar suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam saindo da sua maleta.".


O ator escolhido para interpretar Newt Scamander foi Edward John D. Redmayne. E acreditem, pelo talento demonstrado nos filmes A Teoria de Tudo, e mais recentemente A Garota Dinamarquesa (que estreia agora em fevereiro, mas que já assisti :3 :v), além de ter participado em Os Miseráveis (musical de 2012), não espero nada menos do que grandeza em sua atuação. A estreia ocorre em 17 de novembro de 2016.


   Curiosidades (livro e filme):
  • A própria autora é a roteirista do filme;
  • Muitas das criaturas que vimos nos filmes de Harry Potter e várias outras sobre as quais lemos nos seus livros são descritas com mais detalhes em Animais Fantásticos & Onde Habitam

#EuLi #JKRownling #HarryPotter

   Citação Preferida:

*****


Um comentário:

  1. Essa se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, e quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa, mas adorei. Eu gostei de Animais Fantásticos e Onde Habitam assistir foi bom porque tem toda a essência do livro mais uma produção audiovisual incrível. Li que que David Yates foi o responsável e fiquei muito satisfeito com o seu trabalho, além de que o elenco foi de primeira. De verdade, adorei que tenham feito este filme.

    ResponderExcluir