Resenha: Divergente



Livro: Divergente
Série: Divergente

Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 502




   Sinopse:

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.



   Na contra capa:

UMA ESCOLHA


UMA ESCOLHA 
DECIDE QUEM SÃO SEUS AMIGOS

UMA ESCOLHA
DEFINE SUAS CRENÇAS

UMA ESCOLHA 
DETERMINA SUA LEALDADE...
PARA SEMPRE

  UMA ESCOLHA 
PODE TE TRANSFORMAR


   Book Trailer:




   O que eu achei:

Sabe aquele livro que você compra com vontade de ler apenas em um momento no futuro? Foi o que aconteceu com Divergente. Comprei-o e o deixei guardado na estante por alguns meses até que decidi lê-lo e, meu deus (!!), nunca me surpreendi tanto com uma história antes. Simplesmente maravilhosa.
Pra começar, é uma distopia. A sociedade tem costumes, governo e até mesmo uma maneira diferente de se estabelecer; neste caso, é estabelecida por facções que prezam, cada uma, por um determinado ideal. Tais facções são Audácia (coragem), Abnegação (altruísmo), Erudição (inteligencia), Amizade (bondade) e franqueza (honestidade)

"Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade
Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição
Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza
Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação
E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia"

O livro conta a história de Beatrice, uma garota nascida na Abnegação e treinada, desde pequena, a agir de maneira altruísta como todo membro de sua facção. Ao completar 16 anos, ela e todos os outros jovens de todas as facção na mesma faixa etária fazem um teste de aptidão que determinará qual característica marcava mais aquele jovem, determinando assim sua facção. No caso de Beatrice, seu teste dá múltiplos resultados: Abnegação, Audácia e Erudição. Isso é perigoso, divergentes não são aceitos pelo sistema e ela precisa esconder este segredo de todas as pessoas para que se proteja.

De cara é excluída a possibilidade da menina ir para a Erudição por influência de coisas que seus pais falavam sobre eles à mesa de jantar. Beatrice entra em uma luta interna, tendo 24h para fazer sua escolha, pois nunca se sentiu realmente pertencente a Abnegação, mas ao mesmo tempo não queria abandonar sua família ao se transferir de facção adotando o lema: "Facção Antes do Sangue".

Nossa heroína decide por se transferir de facção e, ao chegar lá, para marcar o início de sua nova vida também adota um novo nome "Tris". Na Audácia, ela consegue se abrir mais a relações, deixa de ser aquela menina "Careta" e retraída da Abnegação, ela se torna mais forte, competente e, também, corajosa. Mas além de corajosa, ela também tem traços de altruísmo, despertando sua divergência, sem nem mesmo entender o que isso significa.

"É exatamente nos momentos em que você está agindo de maneira altruísta que você é mais corajosa." [p. 325]


   O que mais gostei:

1. É escrito de maneira leve e, mesmo assim, o livro te faz de "escravo". Você não consegue largá-lo até que tenha finalizado a leitura.

2. A Iniciação da Audácia é simplesmente instigante, separada em preparo físico e mental. No preparo mental, os Iniciandos aprendem a enfrentar seus piores medos, a controlá-los ou até mesmo a superá-los para que se saiam bem em situações de perigo.
"O objetivo não é perder o medo. Isso seria impossível. Aprender a controlar seu medo e libertar-se dele é o verdadeiro objetivo." [p. 251] 

3. Como toda boa história, sempre há um romance, mas o que eu mais gostei foi a aposta da autora de não escrever um triangulo amoroso. Assim podemos ver um relacionamento com uma base muito mais forte e, também, quem já não está de saco cheio desses triângulos amorosos?


   O que não gostei:

Pareciam haver alguns furos na história, como por exemplo, a falta de explicação sobre a história da mãe de Tris ou até mesmo um maior conhecimento sobre a história das outras facções, já que o foco do livro é a Audácia. Porém tudo se esclarece no livro seguinte que logo, logo estarei resenhando para vocês.


   Citação Preferida:





"— Eu acho que nós cometemos um erro — diz suavemente. — Nós todos passamos a rebaixar as virtudes das outras facções no processo de reforçar a nossa. Não quero fazer isso. Quero ser corajoso e altruísta e esperto e bondoso honesto. — Ele limpa a garganta. — Eu me esforço continuamente para ser bondoso." [p. 418]





38 comentários:

  1. Gostei da sua resenha, de você separar algumas coisas em tópicos; pretendo ler esse livro um dia.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Vale super a pena ler a trilogia completa, recomendo
      Beijinhos

      Excluir
  2. Eu já estava ansioso para ler este livro, agora... MEU ZEUS.
    Eu simplesmente necessito.

    ☁ Lendo Com Chuva ☁

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro nesse mês também e estava super empolgado pq todo mundo fala super bem dessa serie, mas não gostei muito dele não, não que seja ruim, mas ele é só "bom", não foi de tirar o folego que nem as outras duas distopias teens que li (Maze Runner e THG). Gostei bastante do seu modo de fazer resenha

    Abraços
    http://senta.la/140ak

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erick, já ouvi algumas (poucas) pessoas dizendo isso também. Leia o segundo, talvez você mude de opinião. Insurgente é beeeem melhor, de verdade haha

      Beijinhos

      Excluir
  4. Adorei sua resenha, está ótima!
    Eu já vi várias resenhas sobre divergente e até acho a história bem interessante, mas não é um livro que pretendo ler pelo menos por enquanto, já que a minha lista de livros pra ler está enorme!
    Também acho positivo a autora não trazer um triângulo amoroso no livro, eu também estou saturada disso já!

    Beijão :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha!!! Tive exatamente a mesma impressão que você quando li! Terminei o livro rapidinho e nem senti o tempo passar!

    Beijos!
    http://monicaslittlecorneroftheworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Eu li muito rápido também, em um dia e logo em seguida já comecei Insurgente haha
      Beijinhos

      Excluir
  6. Oie, tudo bem?
    Tenho tanta vontade de ler esse livro, nem assisti o filme ainda. Adorei a sua resenha, foi bom saber que o livro é leve e a gente não consegue parar de ler, amo histórias desse jeito! Sério que não tem triângulo amoroso? Ainda bem, queria mesmo ler uma coisa diferente!
    Beijos... Samantha Culceag.
    sopramenores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu modelo de resenha! Super completinha, com detalhes bem originais. Eu amo a trilogia, mas eu acho que em alguns pontos de Insurgente, a Veronica perde o fio da meada, o que torna o enredo um tanto confuso. Mas mesmo assim, eu estou terminando e adorando Allegiant.
    Beijos, Myla.
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/2014/04/resenha-as-vantagens-de-ser-invisivel.html?m=1

    ResponderExcluir
  8. Eu Definitivamente amo a trilogia DIVERGENTE! acho maravilhoso! O Mundo nunca será o mesmo, nunca haverá paz, sempre vai haver algo pra corromper! adorei a resenha, muito bem detalhada!

    Abraços do ED!

    www.maniacsbooks.com

    ResponderExcluir
  9. Por mais que eu não tenha lido o livro todo ainda, Divergente tem uma história interessante e que faz a gente viajar nesse mundo dividido e futurista... Eu ainda prefiro o THG, mas Divergente está no mesmo nível. E Bela resenha afinal...

    Abraços ;)

    ResponderExcluir
  10. Amei sua resenha, está ótima!
    Tbm acho que a autora deveria ter se aprofundado mais na história das facções , e tbm em alguns personagens secundários . Mas fora isso , é um ótimo livro e super interessante ��

    ResponderExcluir
  11. Muito bom!! Melhor saga do mundo <3
    Apesar de alguns furos como os que você citou, continuamos amando <3

    offtobookland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Muito Legal , amei o primerio livro falta os outtros dois :))

    ResponderExcluir
  13. A Saga é incrível. Bem truncada. Envolvente. I am selfish. I am brave.

    ResponderExcluir
  14. Eu li esse ano faz alguns meses e gostei muito do livro. Estou curioso com Insurgente e vamos ver se continuo gostando da trilogia, pois já vi algumas resenhas negativas. Gostei da sua opinião.

    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler essa saga! Assisti ao filme e fiquei apaixonada pela história! Espero gostar do livro também!

    P.S. Sou a Bruna Mayla, é que a foto e o nome mudaram aqui no comentário .-.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. A saga divergente é uma das melhores ao meu ver. Os livros me conquistaram instantaneamente e eu fiquei dias sem dormir porque queria terminar de lê-los logo. Eu terminei de ler divergente em quatro dias, o que foi um recorde para mim. É um livros instigante e diferentes, se alguém ainda não leu ele, deveria ler o mais rápido possível. Aqueles que viram o livro e disseram que basta, se enganam porque existem muitas coisas no livros que não possuem no filme, coisas que eu considero extremamente importante. Sobre o que você não gostou no primeiro livro da saga eu posso dizer que fiquei meio confusa também, as lacunas que existiam me deixavam perguntas que eu não tinha a capacidade de responder, mas eu tinha minhas sugestões e nada chegou perto do que realmente era. Quando eu li insurgente surpresa, eu imaginei tantas coisas, mas não fui capaz de imaginar aquilo e você foi? jvjhvhvkh Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha, gostei de ter sido divida em topicos.
    Sobre o livro; adoro Distopias, adoro essas coisas diferentes, e é melhor ainda quando a escrita já te envolve logo.
    Quero muuito ler esse

    ResponderExcluir
  19. adorei a resenha e o fato de você ter dividido em tópicos.
    ficou bem explicadinha.

    ResponderExcluir
  20. Ocultando o fato de que você parece distante do mundo dos humanos, é uma ótima resenha kk
    Eu li o livro e faz jus à ele u.ú

    ResponderExcluir
  21. A resenha ficou muito boa e a divisão dos tópicos ajudou a entender. Adoro livros nesse estilo de distopia e Divergente é o melhor ao meu ver, envolvente. Parabéns.

    ResponderExcluir
  22. Li a saga inteira em menos de um mês de tão viciada que fiquei, o ruim foi que quando acabou eu não sabia se chorava ou não! Adorei sua resenha *---*

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha... Estou no ultimo livro da saga... estou amando!!!

    ResponderExcluir
  24. Muito boa sua resenha. Vou para o segundo livro e espero me surpreender cada vez mais.

    ResponderExcluir
  25. gostei da resenha e ja li os tres livros e amei muito a historia

    ResponderExcluir
  26. Gostei da resenha e já li a trilogia completa :)

    ResponderExcluir
  27. ótima resenha, divergente é maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  28. Super afim de ler está trilogia *---* Amei a resenha e a forma que você escreve,parabéns

    http://cantinhodatitania.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Amei, já li o livro e a resenha esta resumindo muito perfeitamente. Super indico. Não consegui parar de ler até terminar o livro.

    ResponderExcluir
  30. O livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler a série toda!

    ResponderExcluir
  31. Eu peguei o livro de uma amiga poucos dias antes da estreia do filme, e me surpreendi com a história também, realmente muito boa. Confesso que estava com o pé atrás porque me deram spoiler do ultimo e fiquei muito chateada. Mas o que me motiva a continuar a ler é o fato de querer saber o que há depois da cerca, estou muito curiosa e há algum tempo da fila de espera para pegar o segundo emprestado também rsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  32. Gostei muito de sua resenha. Esta trilogia realmente me cativou, tanto que levei menos de uma semana para ler (li eles recentemente). Quando cheguei ao final eu não podia acreditar... Li as últimas páginas em lágrimas, mas foi justamente isso que me fez gostar ainda mais destes livros. Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Meu livro favorito.. tá pra nascer ( mentira nunca vai ter ) outro melhor

    ResponderExcluir
  34. Eu nunca li nenhum livro com ema de distopia, apesar de ser a "onda" da vez ainda não tive oportunidade e tenho muuuita vontade de ler Divergente e ainda nem vi o filme!
    Ufa! Sem triângulos amorosos!, graças! Deixou de ser "legal" agora é muito clichê, infelizmente.
    Escrita leve e "escravizante", outros pontos positivíssimos! *0*
    Pra mim, é complicado ler um livro no qual existem alguns "furos" mesmo que as explicações estejam nas continuações, pq se você achar uma "CAGADA" os furos, como vai ter vontade de continuar? Difícil.
    Mas sim, pretendo ler e já sabendo que há explicações nos próximos vou ler bem mais feliz... \o/
    Enfimmm, obg pela resenha! ;)

    ResponderExcluir