Resenha: Os Contos de Beedle, O Bardo


Livro: Os Contos de Beedle, O Bardo
Série: Biblioteca de Hogwarts
Autor: J. K. Rowling
Gênero: Fantasia, Literatura Estrangeira
Editora: Rocco
Páginas: 128

   Sinopse:

Os contos foram traduzidos das runas originais pela personagem Hermione, a partir do velho exemplar herdado por ela. São cinco histórias de fadas diferentes entre si. Histórias populares para jovens bruxos e bruxas, contadas há gerações aos filhos à hora de dormir. Pouco se sabe do passado de seu autor, apenas que Beedle, o Bardo, teria nascido em Yorkshire no século XV e possuía uma longa barba; mas suas histórias foram passadas de geração em geração e têm ajudado muitos pais bruxos. Não muito diferente dos contos escritos para pequenos trouxas.

Enquanto nos livros dos trouxas ela está ligada ao comportamento errado, aqui ela está associada aos heróis e às heroínas que são capazes de realizar mágicas para ajudar os outros. Só que ao mesmo tempo bruxos e bruxas descobrem que esta mesma magia pode lhes causar dificuldades e nem sempre é a solução para todos os problemas. Assim como em alguns contos de fadas, as histórias de Beedle podem assustar criancinhas, mas, por outro lado, as inspiram a serem honestas e a usarem seus poderes para o bem, algo que Dumbledore ressalta a todo momento em suas anotações.

A primeira das histórias, “O bruxo e o caldeirão saltitante”, tem como protagonista o filho de um bruxo muito bom que, após a morte do pai, decide não ajudar os outros como o pai o fazia; “A fonte da sorte” mostra a busca de três bruxas e um cavaleiro por uma fonte, cuja água concede boa sorte a todos aqueles que nela se banharem; em seguida, a mais assustadora das narrativas, “O coração peludo do mago”, sobre um velho bruxo incapaz de amar e uma donzela que em muito lembra as donzelas dos contos de fadas trouxas; antes da já conhecida “O conto dos três irmãos”, Rowling apresenta as aventuras da esperta “Babbity, a coelha, e seu toco gargalhante”.

(Sinopse padrão para Os Contos de Beedle, O Bardo, disponível nas páginas online dedicadas a ela, no Skoob, na Saraiva e na Wikipedia.)


   Na contra capa:

Os Contos de Beedle, O Bardo são cinco histórias de fadas diferentes entre si.
Cada uma delas é dotada de um caráter
mágico próprio e proporcionarão, a seu turno,
prazer, riso e a emoção do perigo mortal.

Trouxas e bruxos vão apreciar os comentários
de autoria do professor Alvo Dumbledore,
nos quais ele reflete sobre a moral ilustrada pelos
contos e dá breves notícias sobre a vida em Hogwarts.

Um volume singularmente mágico,
ilustrado pela autora, J. K. Rowling, e que
ficará guardado na lembrança por muitos anos.

   Book Trailer:
Fan made, para o livro. No melhor estilo Stop Motion. 


   O que eu achei:

O livro é apaixonante! Para os fãs de carteirinha da saga Harry Potter, o lançamento dos livros inspirados na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts foi excepcional! Dentre eles, Quadribol Através dos Séculos, Animais Mágicos e Onde Habitam e Os Contos de Beedle, O Bardo. Abordando os assuntos e áreas do universo criado pela Rowling, os livros vieram como um suporte, um manual de sobrevivência, um apêndice e enciclopédia sobre o assunto.

Esse livro em especial, citado em algumas partes da história, e mais profundamente no sétimo livro da saga do bruxo mais famoso das últimas décadas, Harry Potter e as Relíquias da Morte, aborda os "contos de fadas" mais populares do mundo bruxo, que funcionam de forma semelhante aos nossos contos de fadas (trouxas, rsrs).


Assim como acontece nos nossos, de cada conto uma lição pode ser extraída, e algo é aprendido. Além disso, o livro está cheio dos comentários pessoais do Alvo Dumbledore sobre os aspectos de cada conto.


É uma boa pedida para aqueles que querem sentir-se ainda mais próximos desse mundo incrível que dominou nossa infância e pré-adolescência.



   O que mais gostei:

A moral de cada conto é clara, e de acordo com o universo criado pela incrível Rowling. Os detalhes, as ilustrações (feitas por elas!), tudo muito bem feito. Os comentários, notas e referências são muito legais também, e te encaminham a outras leituras. Não há como negar, é claro, que o conto favorito da maioria, e conhecido por todos, é o dos Três Irmãos. E as lições aprendidas nele são inúmeros e valiosas. Lê-lo é como reviver toda a emoção do ápice e clímax da obra.



   O que não gostei:

A numeração das primeiras páginas dificultou um pouco a marcação de quotes, fora isso, nada mais.

   Citação Preferida:


*****


Nenhum comentário:

Postar um comentário