Resenha: Sentinela - As Crônicas de Táiran


Livro: Sentinela
Autor: Thais Lopes
Gênero: Ficção Científica
Editora: Senhor da Lenda
Páginas: 365

Fãs de ficção científica, a resenha de hoje é para vocês e eu aposto que todos vão amar este livro. Venham conferir!


   Sinopse:

Desde sua criação, ninguém atravessara os portões do Reino C'erit. Ninguém sabia o que acontecia por trás deles, ou qual havia sido o destino das pessoas que, tempos atrás, haviam se isolado ali para construir um novo lar. Por isto, até mesmo os Guardiões se surpreendem com a chegada de uma mensagem. 

Quando a Arqui-Guardiã Aíla é enviada em resposta ao chamado, ela não faz ideia do que vai encontrar. Mas nem mesmo uma vida inteira na cidade-fortaleza dos Guardiões poderia prepará-la para o que precisará enfrentar: traição, uma nova ameaça à Ordem, e um homem capaz de abalá-la.



   Na Orelha:

Muito tempo atrás, além da memória das lendas, uma família assumiu a missão de manter, se não a paz, no mínimo a estabilidade entre os povos de Ionessen. Um mundo marcado por guerras e conflitos contínuos, onde a magia é comum, e a tecnologia é controlada. Onde erros do passado não são esquecidos, e as consequências podem demorar séculos para serem vistas. Estas são as histórias dos descendentes de Táiran.




   Resenha:

Sentinela se passa num Universo diferente do nosso, num Sistema criado pela autora chamado de "Ionessen", onde cada um dos povos vivem em uma determinada localidade em planetas diferentes. Temos mercenários, guerrilheiros, Airenis, Guardiões, C'erits e, dentre esses povos, alguns poucos indivíduos abençoados com dons de seu antepassado, Taíran, sendo também "ilusionistas", "Tairi'allen" etc.

Nossa história começa com a Arqui-Guardiã Aíla atendendo a um pedido de ajuda do Reino C'erit, um reino que se mantinha afastado de todos os outros, com um sentimento de superioridade. Ao chegar lá Aíla descobre que não foi Kai Ithar, o Rei, quem enviará um chamado, mas sim a babá de seu filho, através de uma brecha na comunicação, que por fim, acabara sendo útil. Os C'erit realmente precisavam de ajuda.

Dois anos atrás, a mulher de Kai havia sido assassinada por guerrilheiros Airenis infiltrados no reino e agora, após constantes tentativas de os Airenis reforçarem sua aliança com os C'erit serem negadas, o filho de Kai, Edel, é capturado e usado como "moeda de troca" para forçar que tal aliança seja restabelecida. Aíla, uma das duas únicas Tairi'allen nascidas desde a Guerra, possuindo uma força excepcional e um dos poderes mais temidos, decide unir forças ao Reino C'erit e ajudá-los.

Enquanto isso, alguns acontecimentos começam a se encaixar na cabeça de nossa Arqui-Guardiã, deixando-a um tanto quanto confusa em relação ao que estava realmente acontecendo, a prisão de seu mentor, ela ser designada a esta missão, uma mensagem dos Airenis prometendo acertar contas com ela... Será que tudo isso havia sido planejado? Como poderiam haver traidores entre os Guardiões? E, além disso, o que era aquilo que ela estava começando a sentir em relação a Kai Ithar?


Ao decorrer da leitura contamos com muitos acontecimentos (e surpresas!) e uma quantidade significativa de personagens aparece, porém, a Thais consegue conduzir a história de uma forma que não nos leva a confusão. Todas as perguntas são respondidas, nenhuma lacuna fica em aberto e nem mesmo os personagens conseguem ser confundidos pois, cada um deles, possui sua própria singularidade.

A narrativa é feita pela personagem Aíla, uma personagem forte e que sabe o que quer, bem diferente das heroínas que temos hoje em dia, cheias de duvidas sobre si mesmas. A cada página, é possível sentir sua força cada vez mais presente na narrativa, sem que precisemos de uma "confirmação física" disso, pois muito além do físico, nossa Guardiã é forte de uma maneira espiritual e emocional.


   O que mais gostei:

1. Muitas coisas me encantaram em relação a história, principalmente porque eu adoro lidar com "universos diferentes", porém uma das coisas que mais me chamou atenção foi a originalidade com que a história foi escrita e também, além disso, a maneira como tudo se desenrolou.

2. O romance que se desenrola é simples e verdadeiro. Com suas falhas e construído em alguns poucos grandes passos, não é um romance extravagante e, muito menos, o ponto principal da história -- apesar de ter bastante dele --, mas sim algo que dá muito gosto de ler (e ter!).

3. Em "Sentinela" percebemos que a intensão não é passar uma mensagem bonitinha com vários 'quotes' que os leitores podem marcar ao decorrer da leitura. A maior preocupação da autora é em simplesmente contar uma história e levar seus leitores ao fundo dela, fazer com que eles a sintam. Muitas das vezes parecia que eu estava em uma nave espacial passeando pelo universo de Ionessen enquanto via tudo acontecer a minha frente. Incrível.


   Citação Favorita:

"Um bom guerreiro não é aquele que pensa em todas as estratégias para vencer, 
mas sim aquele que não precisa mais pensar." [p. 123]



Aos que pretendem ler o livro, por enquanto o mesmo ainda não está a venda, mas podem saber mais sobre a a série no site da autora e, também, adicioná-lo no Skoob como meta de leitura para que não esqueçam de ler mais tarde.
Enquanto isso, a quem desejar conhecer um pouco mais sobre a autora, está rolando uma super promoção de Halloween onde o primeiro livro dela, O Ciclo da Morte, está sendo vendido pelo valor de 20 reais com brindes e frete grátis até dia 01/11 na loja online.

Beijinhos e até a próxima,

5 comentários:

  1. Olá eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas amei sua renha muito boa bjs...

    Blog http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/2014/10/cidades-de-papel-resenha-s2.html
    Página https://www.facebook.com/pages/Luxuoso-Estilo/175631289312048

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque ainda não lançou, querida haha

      Assim que lançar, atualizarei aqui no blog com os links de venda. Fique de olho!

      Bjs

      Excluir
  2. A Thais Lopes realmente arrebenta nas publicações. To terminando o primeiro livro dela.
    Espero já partir para esse.

    https://www.cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais é <3 Sentinela derrubou os forninhos do meu coração hahahahaha

      Excluir
  3. oioioi Kaah!
    tô muito curiosa pra ler esse novo livro da thaix ;-;
    só elogios vindo de você (confio na tua opinião, vou oficializar isso agora AHEUIAHEUAU)

    beijos!
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir