Resenha: A Escolha


Livro: A Escolha
Série: A Seleção
Autor: Kiera Cass
Gênero: Romance, Distopia, Fantasia
Editora: Seguinte
Páginas: 352

   Sinopse:

America era a candidata mais improvável da Seleção: se inscreveu por insistência da mãe e aceitou participar da competição só para se afastar de Aspen, um garoto que partira seu coração. Ao conhecer melhor o príncipe, porém, surgiu uma amizade que logo se transformou em algo mais… No entanto, toda vez que Maxon parecia estar certo de que escolheria America, algum obstáculo fazia os dois se afastarem.
Um desses obstáculos era Aspen, que passou a ocupar o posto de guarda no palácio e estava decidido a reconquistar a namorada. Em encontros proibidos, ele a reconfortava em meio àquele mundo de luxos e rivalidades. Com essas idas e vindas, America perdeu um pouco de espaço no coração do príncipe, lugar que foi prontamente ocupado por outra concorrente. Para completar, o rei odiava America e a considerava a pior opção para o filho. Assim, tentava sabotar a relação dos dois, inventando mentiras e colocando a garota em prova a todo instante.
Agora, para conseguir o que deseja, America precisa cortar os laços com Aspen, conquistar o povo de Illéa e conseguir novos aliados políticos. Mas tudo pode sair do controle quando ela começa a questionar o sistema de castas e a estratégia usada para lidar com os ataques rebeldes.

(Sinopse padrão para A Escolha, disponível nas páginas online dedicadas a ela, no Skoob e Saraiva.)


   Na contra capa:

Estava cansada da competição.
Precisava terminar de vez com Aspen.
Lutaria por Maxon.


   Book Trailer:



   O que eu achei:

Bem, para efeitos de comparação, em um primeiro momento minha reação a esse livro foi do tipo A Esperança(Suzanne Collins - Saga Jogos Vorazes) e Convergente(Verônica Roth - Saga Divergente). E quem já leu esses livros sabe o que isso significa (O O). Pra ser sincero, talves seja um pouco de exagero meu dizer isso, mas foi desse modo que me senti durante e ao final da leitura do livro. America teve uma segunda chance para continuar a lutar pelo coração de Maxon, mas agora com a inimizade declarado do rei. Com Celeste e suas artimanhas e, o desenvolvimento do relacionamento de Maxon com Kriss, a situação só piora. E como se não bastasse, adicione ainda na receita Aspen e os constantes confrontos com os rebeldes (tanto do Norte, como do Sul), 

Porém, não se deixem abalar. A Kiera Cass foi nada menos do que genial. Sério pessoal! Ela desenvolveu o último livro de forma a culminar em algo totalmente surpreendente, inesperado, mas muito satisfatório. 

Vi finalmente America fazer escolhas, e arcar com suas consequências. Vi personagens tomarem atitudes, e mudarem o rumo de suas vidas. Vi o amadurecimento que vem com o tempo e a experiência. E vi o desfecho da obra da Kiera. Espero que vocês também o vejam!

   O que mais gostei:

As personagens finalmente resolvem manusear as 'rédeas' de suas vida, e atitudes são tomadas. Explicações sobre alguns detalhes são dadas. E eu fiquei de 'boca aberta' (rsrs). Próximo ao desfecho seu chão some, e você fica se perguntando: "E agora?". Então, eu respondo: "Você vai ter que ler pra descobrir!

   O que não gostei:

Próximo ao final do livro, eu realmente parei a leitura. E comecei a enviar mensagens (Facebook e WhatsApp) para alguns amigos que também leem muito, sobre minha reação perante o fim da saga. Eu estava furioso! Ainda não tinha terminado, mas faltavam poucos páginas, o cenário apresentado era o pior possível. Mas... não dá pra colocar em palavras o que veio a seguir. A Seleção estará para sempre guardada em meu coração, mente e prateleira!

   Citação Preferida:



*****


Sejam donos de seu próprio destino. Façam suas escolhas. Sejam conscientes. Lembrem-se de que não se vive feliz sozinho, e que amigos valem ouro. Não se conforme com a injustiça, e não se acomodem com as condições ruins e contrárias. Façam a diferença! Abraços a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário