Resenha: Os Instrumentos Mortais
Cidade de Vidro



Livro: Cidade de Vidro
Série: Os Instrumentos Mortais
Autor: Cassandra Clare
Gênero: Fantasia, Aventura
Editora: Galera Record
Páginas: 474

   Sinopse:

Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe.

(Sinopse padrão para Cidade de Vidro, disponível nas páginas online dedicadas a ela, no Skoob, na Saraiva e na Wikipedia.)

   Na contra capa:

"Um quê de Harry Potter... e esse é um senhor elogio!"
- Teens Read Too

"Um livro de fantasia tão bom que chega a ser perigoso."
- Holly Black

   Book Trailer:



   O que eu achei:

Sen-sa-cio-nal! Isso mesmo, essa é a minha impressão do livro. Depois daquele final de Cidade das Cinzas, onde somos apresentados a uma personagem misteriosa, que detém informações sobre o passado de Jocelyn, e sua cura do atual estado, é claro que ficamos ansiosíssimos pra saber sobre como isso se desenrolaria.

E é a partir desse ponto que a história em Cidade de Vidro começa. Jace não quer que Clary vá para Alicante, sabendo que Valentim aparecerá por lá, e aí a guerra será brutal, além do receio de o quê Clave irá fazer com ela, que possui poderes além da compreensão.

E esses poderes dão a cara, novamente. Ainda mais poderosos, surpreendentes e totalmente surpreendentes.

A relação complicada de Clary e Jace continua, ambos lutando contra seus sentimentos, negando seus desejos. E não são os únicos: Magnus e Alec ainda andam se 'pegando', porém temos várias surpresas positivas com respeito a eles, e atitudes inesperadas de Alec.

Antigos laços são fortalecidos e mais uma vez, as espécies se juntam para combater um inimigo comum a todos. Ficamos a par também de que se trata a terceira relíquia sagrada dos Shadow Hunters.

Simon tem um papel crucial no enredo, e se mostra fiel à Clary ao mesmo tempo em que passa a aceitar sua atual condição, encontrando forças para lutar ao lado daqueles que antes detestava.

É complicado falar de um livro que gostei tanto, sem dar spoilers do que irá acontecer, no caso de quem estiver lendo a resenha ainda não o ter lido. Mas creio que isso é o máximo que posso falar sem ultrapassar a fina fronteira.

   O que mais gostei:

A história teve uma sequência realmente digna! Entrar na cidade de Alicante, em Idris, foi fantástico! A descrição da cidade que brilha e reflete é encantadora. As ruas, os becos, a paisagem das florestas e demais cenários são ricos em detalhes.

O surgimento de novas personagens, e sua participação na trama (absolutamente surpreendentes!) também foi um ponto de sucesso. Porém o mais épico de todo o livro com certeza é a parte final da história, onde um grandioso personagem entra em cena, em um momento desesperador, o desfecho valeu cada segundo que me tomou a leitura!


~

P.S.: Não poderia deixar de falar da referência que a autora (nossa querida Cassandra Clare) fez ao tornar Naruto a publicação preferida do Max Lightwood. Naruto, com certeza absoluta, é o meu mangá predileto, e finalmente chegou ao fim em dezembro de 2014, ano passado, ao completar 15 anos de publicação.



~

Entre outras surpresas, temos a primeira marca criada pela Clary:
Marca do Destemor (Criada pela Clary)

E também o famoso jogo de RPG de mesa, no qual até o Simon é viciado! (huashuas).


Dungeons & Dragons (Table RPG)

   O que não gostei:

Sim, como é comum a todos os livros, também vamos dizer adeus a alguns queridos amigos, e à essa pessoa, em especial, foi realmente doloroso. Em alguns momentos eu fiquei tão envolvido que me senti tão frustrado quanto alguns personagens estavam/ficavam.



   Citação Preferida:



*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário