Resenha: Percy Jackson e os Olimpianos
O Mar de Monstros


Livro: O Mar de Monstros
Série: Percy Jackson e os Olimpianos
Autor(a): Rick Riordan
Gênero: Fantasia, Aventura, Mitologia Grega
Editora: Intrínseca
Páginas: 304

   Sinopse:

O Mar de Monstros é o segundo volume da série Percy Jackson e os olimpianos, best-seller do The New York Times. Nessa nova aventura, Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto e, até então, o mais seguro do mundo: o Acampamento Meio-Sangue. Com o envenenamento da árvore de Thalia por um inimigo misterioso, as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento estão ameaçadas, e é preciso buscar o antídoto.

Assim, nossos heróis partem em uma arriscada e incrível viagem pelo Mar de Monstros, localizado nas coordenadas 30-31-75-12: uma referência ao Triângulo das Bermudas. Lá, enfrentam seres fantásticos e muitos perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança – quando Percy irá questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição. Combinando fatos contemporâneos com mitologia, fantasia com erudição, O Mar de Monstros diverte, encanta e ensina pais e filhos.

(Sinopse padrão para O Mar de Monstros, disponível nas páginas online dedicadas a ela, no Skoob, na Saraiva e na Wikipedia.)

   Na contra capa:

"Uma aventura segue-se a outra com um ritmo veloz,
e mesmo os leitores que têm apenas conhecimento superficial
da Odisséia vão se divertir com esta nova abordagem de
conhecidas histórias da Grécia Antiga."
- School Library Journal

   Book Trailer:
Pessoal, não encontrei trailer book. Mas temos esse da adaptação cinematográfica que foi feita.


   O que eu achei:

A continuação da saga não deixou a desejar. Caso você não tenha lido a resenha de O Ladrão de Raios, recomendo que leia, assim estará afiado pra conferir o que se seguiu. Em termos de ação e aventura, foi até superior, pode-se dizer. Percy e Annabeth voltam em mais uma aventura. Percy, em outro internato, e como sempre, arrumando mais confusões com os monstros que o perseguem. Essas confusões se repetem a cada nova escola.

Dessa vez, ele conta com Tyson como colega, em suas aulas. E apesar de ser um cara forte, ele é bem assustado e tímido. Logo de cara os dois se deparam com um ataque de monstros (lestrigões) e tem que lutar por suas vidas. Só que ao contrário de correr e se esconder, Tyson ajuda Percy ativamente a lutar contra os monstros, e acabam por derrotá-los. Percy conta com a ajuda inesperada de Annabeth, que aparece logo em seguida e, juntos voltam ao Acampamento Meio-Sangue.

Annabeth conta a Percy que algo sério aconteceu ao acampamento, Qual não é a surpresa quando ao chegarem a colina encontrarem os campistas lutando nas fronteiras. E com touros autômatos!


Touro de Colchis

Grover está desaparecido, desde sua partida à procura de Pã, e ainda não enviou notícias, deixando Júniper, sua namorada (uma ninfa de Junípero... dã) extremamente preocupada, e causando desconforto e conflitos do Conselho do Casco-Fendido. Enquanto isso, Percy se depara com sonhos misteriosos sobre a localização de seu amigo, e tem de dar boas vindas a um  novo, inesperado e inusitado parente.

Em meio a tudo isso, mais uma profecia é feita, uma missão é dada, e um herói é escolhido. Embora esse herói, seja... inesperado. Ah, não posso me esquecer de falar que eles tem um novo diretor de atividades no acampamento, um cara mesquinho, violento e que, convenhamos, odeia bons heróis. Tudo isso junto, nos leva em uma busca cheia de perigos, na expectativa de salvar o lugar que eles chamam de lar. Porém a estrela dessa profecia se mostra improvável e surpreendente: Clarisse La Rue, filha de Ares. E agora? O que o futuro nos reserva?


"Navegarás com guerreiros de osso em navio de ferro,
O que procuras, hás de encontrar, e teu o tornarás,
Mas sem esperanças dirás, minha vida em pedra enterro,
Sem amigos falharás e, voando só, retornarás."

   O que mais gostei:

Cara, Rick Riordan sempre me surpreende! Ou talvez sejam minhas expectativas que ainda eram baixas demais. Mas ele explora MESMO a mitologia, ele usa TODOS os elementos, sem deixar nada de lado. Criaturas, lugares, acontecimentos, personagens, tudo ele aborda. Nesse livro, não foi diferente: a busca de nada menos do que o Velocino de Ouro, encarando o próprio Polifemo! Esse mesmo que você leu: o cara da história de Ulisses [quem leu a Odisséia antes, com certeza vai se lembrar])!

Eu não poderia deixar de contar para onde os nossos heróis foram levados: o Triângulo das Bermudas! Isso mesmo, pirem!




E o desfecho final do livro não poderia ter sido melhor, e mais surpreendente. Vocês irão pirar, eu garanto!

   O que não gostei:

Não tenho reclamações sobre o livro. Foi uma aventura e tanto! E o desfecho? Oh God!

   Sobre a Adaptação:
(Obs.: Sem comentários ou opiniões pessoais, somente dados técnicos e factuais.)

*Lançada em agosto de 2013, com 1h46min de duração.

*O elenco principal continuou o mesmo do primeiro filme da franquia: Logan Lerman (Percy), Brandon T. (Groover) e Alexandra Daddarion (Annabeth).

*Teve um orçamento de U$ 90,000,000.00.

*Na segunda aventura, Nathan Fillion assume o papel de Dylan Neal como Hermes e Stanley Tucci vive o deus Dionísio, que foi interpretado por Luke Camilleri no primeiro filme. Já Anthony Head fica no lugar de Pierce Brosnan como Quíron.

*Alexandra Daddarion pintou o cabelo de loiro para o filme!

*Robert Maillet faz dois papéis no filme: o cíclope Polifemo e o gigante lestrigão.

*A crítica foi unânime: o filme foi horrível, desagradando fãs e recebendo diversas negativas.

   Curiosidades:
The Sea of Monsters: The Graphic Novel (O Mar de Monstros: Graphic Novel), é o segundo livro da série graphic novel de Percy Jackson & os Olimpianos. Originalmente, a adaptação foi lançada em julho de 2013 nos EUA, assim como no Brasil. O livro, foi adaptado por Robert Venditti, colorido por Tamás Gaspar, e a arte foi feita por Attila Futaki.

   Citação Preferida:

*****



4 comentários:

  1. Também amei esse livro, e meus parabéns pela resenha! Ela ficou completa, e você expôs muito bem a sua opinião. Se eu não tivesse lido esse livro eu leria depois dessa sua resenha.
    A única coisa que me decepcionou foi o filme.
    Bjs e sucesso com o blog!
    http://escritorawhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own Bruna! Muito obrigado pelos elogios, espero que sejam sinceros! (rsrs) Realmente, como já comentei com alguns, não colocava muita fé em Percy Jackson, não sei exatamente o porquê. Mas quando comecei a ler os livros, e eu me vi preso na história! E só parei depois de terminar o 10º! E quanto ao filme, foi realmente decepcionante. T-T

      Bem, espero vê-la mais vezes por aqui, no blog. Abraços.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Agora a gafe foi minha Isa! Erro na digitação, obrigado pela puxada de orelha, consertado!

      Excluir