Resenha: O Teorema Katherine


Livro: O Teorema Katherine
Autor(a): John Green
Gênero: Romance, Drama, Juvenil
Editora: Intrínseca
Páginas: 304

   Sinopse:

O Teorema Katherine - Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.

Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.


(Sinopse padrão para O Teorema Katherine, disponível nas páginas online dedicadas ao livro, no Skoob e na Saraiva.)

   Na contracapa:
"Quando se trata de garotas (e, no caso de Colin, quase sempre se tratava), todo mundo tem seu tipo. O de Colin não é físico, mas linguístico: ele gosta de Katherines. [...] Já teve dezenove namoradas. Todas chamadas Katherine. E todas elas - cada uma, individualmente falando - terminaram com ele."
   Trailer Book:
Pessoal, não há um book trailer oficial do livro, porém, encontrei este fan made, muito legal.


   O que mais gostei:

Bem, fazia tempo que eu estava querendo embarcar em mais viagens junto ao John Green. Definitivamente, 'A Culpa é das Estrelas' foi absolutamente emocionante. Quem não se recorda (do livro e do filme, hein?! u.u)?!



E não me atrevo a dizer que 'Quem é você, Alasca?' é inferior. Jamais. Ele é tão profundo e atual quanto. John Green já é famoso e querido pelo público jovem. E devo confessar que eu relutei em ler os livros dele, devido a 'modinha' da época. Ledo engano. Fiquei irremediavelmente encantado e positivamente surpreso.


Em O Teorema Katherine, conhecemos um garoto prodígio chamado Colin Singleton. ele acabou de se formar no ensino médio, e sua namorada terminou com ele. Ele já namorou dezenove garotas, até aí tudo bem, o bizarro é que todas se chamavam "Katherine", e todas, sem exceção, terminaram com ele, cada uma a seu tempo.

Após sua décima nona decepção amorosa, Colin entra em crise e se perde em seus pensamentos se preocupando com o fato de que talvez não venha a ser alguém importante no, e para, o mundo. Ele sempre quis ter um momento "Eureca!", ou seja, sempre quis descobrir ou fazer algo realmente importante e notável. Foi diagnosticado desde cedo como superdotado, um garoto prodígio; porém não chegando ao status de gênio. Juntando esses dois fatores (o fim de mais um relacionamento e sua ausente genialidade), Colin acaba ficando depressivo, de modo que para animá-lo surge Hassan, seu melhor (e único) amigo. Hassan o chama para embarcar em uma viagem de carro sem rumo certo e sem destino previsto. Após pensar um pouco a respeito, de depois de convencer os pais de ambos, eles saem sem rumo, em busca do 'pedaço ausente' de Colin.




Sério pessoal, é uma história arrebatadoramente divertida. cheia de momentos e situações cômicas, engraçadas ou embaraçosas. Mas com outros onde a introspecção, a auto-análise e a sensibilidade fazem a diferença. Nessa viagem, Colin e Hassan acabam indo parar no Tennessee. E lá, eles conhecem uma garota chamada Lindsey e sua mãe, Hollis. Não demora muito para que esse encontro imprevisto se torne uma amizade, e as aventuras e situações tomem outro rumo, diferente do inicial.



Através de dor, risos e principalmente muita reflexão, Colin vai encontrar o que procura e entender o que está sentindo. Mas não antes e se elaborar algo que intitula o nome do livro: o Teorema Katherine. Ele é, supostamente, uma fórmula matemática capaz de representar graficamente a ascensão e queda dos relacionamentos de Colin, sendo capaz, talvez, de até mesmo representar relacionamentos futuros, e de qualquer pessoa. O livro nos guia entre todo o processo de criação, desenvolvimento e finalização do teorema. Se ele funciona realmente, vocês só saberão se lerem! Não percam a oportunidade. 
Todos temos um esconderijo único, especial. Um refúgio onde podemos ser nós mesmos e nos sentimos seguros. Onde máscaras, poses e posturas são desnecessárias.
#EuRecomendo #EuLeio #JohnGreen

   Curiosidades e Detalhes:

* O livro é cheio de referências a programas da mídia, do cotidiano americano, como America's Next Top Model, o Saturday Night Live, o Today Show, a a revista Celebrity Living;

* Algumas curiosidade sobre o Colin, que você irá descobrir ao ler o livro, porém que não há mal em saber desde já: ele é fluente em 11 idiomas, aprendeu a ler aos 2 anos de idade e é expert em elaborar anagramas rapidamente. Outro detalhe interessante é que o cérebro dele é rápido em fazer ligações e conexões entre assuntos aparentemente distintos (Culpado! Finalmente alguém que pensa como eu. haha' Só a segunda parte gente! :P).

* John Green, já em três de seus livros que li, fez uso de listas ordenadas (A), B), C), 1), 2), 3), etc.), ao escrever/falar sobre os pesamentos dos personagens.

* O teorema de Colin começa simples, e vai ficando mais complexo no decorrer do livro, englobando várias variáveis. Porém, a principal continua a ser o valor equivalente que define o quão Terminante/Terminado você é!

* Há um apêndice matemático no livro, aliás, há muitas informações matematicamente interessantes. Conheço muitos amigos que vão adorar esse fator. haha' Indo desde de funções, gráficos cartesianos e razão à diagramas de Venn. Inclusive, o autor cita a obra "The Mathematics of Marriage", que realmente existe, e você pode comprá-lo aqui, se assim o quiser, caro leitor.

* Não poderia deixar de falar do Norman Mailer, e seu polêmico livro "Os Nus e os Mortos", influência sob a qual Colin e Hassan falam o dito 'fug*'.

* Figuras célebres e históricas são citadas no livro. Uma delas o arquiduque Francisco Ferdinando. Cuja morte foi um dos estopins que deflagrou a Primeira Guerra Mundial, causando outras milhões de mortes. :X


Arquiduque Francisco Ferdinando

* Diversas outras coisas são dignas de nota no livro. Mas não vou falar de tudo. Realmente quero que leiam o livro! Mas vale ressaltar que Hassan é muçulmano, mas sem nenhum extremismo. Foi retrato como as pessoas realmente são, e fora do estereótipo. Há várias expressões e palavras no livro em outros idiomas, mas com a tradução presente. E isso torna a leitura mais interessante. As notas de rodapé são, por vezes, hilárias ou informativas. Outra coisa legal é a a brincadeira "é/não é interessante", de Hassan e Colin, que tinha como objetivo definir um vocabulário do que as pessoas 'normais' gostavam de conversar, de modo que Colin pudesse manter um diálogo, da forma menos embaraçosa, caso fosse necessário.
"Essa é a história de Colin Singleton e seu momento eureca e o Teorema da Fundamentação da Previsibilidade das Katherines."
   Citação Preferida:

*****

2 comentários:

  1. O único livro do John Green que eu gostei até agora foi Cidades de Papel. Já li A culpa é das estrelas e O teorema Katherine também; esse último achei meio entediante, como se o autor estivesse enrolando. Tenho que ler os outros agora para decidir se gosto do John ou não rs.
    Beijinhos

    paixaodeleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, tudo bem? Dê uma segunda e, se necessário, uma terceira chance. Recomendo o "Quem é Você, Alasca?", é um livro muito bom. Abraços!

      Excluir