Resenha: Os Instrumentos Mortais
A Cidade do Fogo Celestial


Livro: A Cidade do Fogo Celestial
Série: Os Instrumentos Mortais
Autor(as): Cassandra Clare
Gênero: Fantasia, Aventura
Editora: Galera Record
Páginas: 531

   Sinopse:

Em 'Cidade do Fogo Celestial', Clary, Jace, Simon e toda a companhia se unem no meio do caos para enfrentar Sebastian, cujos poderes colocam tudo em risco. E agora, terão que viajar para outra dimensão para conseguir ter uma chance de impedi-lo. Vidas serão perdidas e sangue será derramado nesse último volume, onde o próprio destino do mundo pode ser mudado.

(Sinopse padrão para Os Instrumentos Mortais - Cidade do Fogo Celestial, disponível nas páginas online dedicadas ao livro, no Skoob, na Saraiva e na Wikipedia.)

   Na aba interna:

Amores serão sacrificados e vidas, perdidas, na mais terrível batalha entre o Bem e o Mal já testemunhada desde a criação de Os Instrumentos Mortais...

   Book trailer:


   Impressões sobre o livro:

Eu acabei de terminar a leitura de Cidade do Fogo Celestial. São 22:51, da noite de domingo, 24/05/2015. Comecei a leitura do livro na quinta-feira, 21/05/2015, e intercalei-a nos períodos livres dos dias seguintes, até hoje. E tudo o que posso aliás, tudo o que quero, dizer é: THANK YOU, Cassandra Clare. Obrigado, muito obrigado! Foi uma saga épica, fantástica. Cheia de altos e baixos, carregada de emoção e sentimento. Fazia tempo que uma saga não em tocava tanto. Foi lindo. Foi doloroso! Muito doloroso! Foi divinamente doce e amargo. Com toda a certeza, a saga entrou no top 3 das minhas leituras. A saga merece o título de best seller, eu fiquei preso, refém de cada página, de cada livro por vir.

O que dizer sobre essa conclusão? Teve de tudo, teve tudo o que precisava: ação, aventura, amor, sacrifício, amizade, dor, muita dor, e felicidade. Tudo levado ao extremo, tudo sucumbindo num cenário de um lado desolador, do outro angustiante. Eu senti as emoções das personagens. DOEU! Doeu mesmo. Eu chorei lendo o livro, eu ri alto, eu me senti feliz, eu me senti agradecido, eu me senti em pânico. Eu fui surpreendido, e é isso que todo leitor quer, uma obra que te surpreenda a cada página, que te acrescente, que te some. E Cassandra alcançou isso com louvor.
Adicionem essa nota: o prólogo e o epílogo são destruidores!! 

   O que mais gostei:


"Aquele era ele então.Jonathan Morgenstern, a quem todos chamavam Sebastian - uma figura saída de contos de fadas, uma história contada para assustar crianças ganhava vida. O filho de Valentim."
E foi assim que começou mais um, e o último, livro da saga Os Instrumentos Mortais. Jace e Sebastian haviam sido separados no livro anterior, mas Sebastian havia conseguido criar o Cálice Infernal, e uma guerra começaria. Algum tempo se passou depois dos acontecimentos de Cidade das Almas Perdidas, cerca de algumas semanas. O prólogo introduz a visão de uma personagem que não conhecíamos, Emma Castairs, amiga inseparável de Julian Blackthorn, irmão de Helen Blackthorn, namorada de Aline Penhalow. Já tínhamos conhecido essas três personagens antes, mas Julian de forma breve e infantil, Helen e Aline um pouco mais devido ao relacionamento das duas. Mas logo de cara percebemos que dessa vez, a história será aprofundada. Sebastian finalmente deu seu primeiro passo. Indo contra as opiniões de Clary, Jace e os demais presentes na criação dos Crepusculares, a Clave decidiu proteger Idris. Sebastian antecipou-se, atacando os institutos. Foi um massacre. Com exceção de um, em todos os outros ataques aos institutos os Caçadores ou foram mortos ou transformados. Julian, Emma e outras crianças Blackthorn conseguem fugir, e são as únicas testemunhas, detendo informações preciosas, e uma dor que parece não ter mais fim.
"A Clave ordenou evacuação imediata [...] Todos os institutos devem ser esvaziados. Todos os Conclaves devem retornar a Alicante. [...] Ninguém conseguirá entrar ou sair."
 Medo, pânico e dor tomam os Caçadores. Nada parecido aconteceu antes. Clary, sua família e seus amigos tem que abandonar suas casas e ir para Idris. No processo, Isabelle e Clary tem que deixar Simon, com Jordan e Maia. Foi doloroso. Aliás, o livro está repleto de momentos assim, abandono, dor, desapego, despedidas. Damos adeus a alguns personagens, por bem e a outros por mal.
"Emma gritou. [...] Foi um grito de perda tão imenso que não havia palavras para descrevê-lo. Foi o grito inexprimível de ter o céu acima de sua cabeça e o ar em seus pulmões arrancados para sempre."
O pior sempre está por vir. Como lutar contra quem você ama? Sebastian sabia disso. E a Clave o subestimou. Há a Batalha da Cidadela de Adamant. Para defender as Irmãs de Ferro e o Arsenal de armas dos Caçadores. Clary e Jace vão para ela, embora não lhes fosse permitido. A Clave foi enganada, Sebastian tinha muitos mais guerreiros do que eles pensavam, além de aliados inesperados. Seu objetivo nessa batalha era simplesmente Jace e Clary. E quase o alcançou. Os Caçadores titubearam ao olhar para o rosto daqueles que antes eram seus amigos, parentes, amores. Seria uma chacina, não fosse por Jace e Clary. Eventos inesperados envolvendo-os levaram ao ápice da luta, evitando uma tragédia.

Simon, sem a proteção da Marca de Caim estava totalmente desprotegido, contando apenas com Maia e Jordan. Mas, o que são eles diante do clã de vampiros da cidade, e dos próprios Crepusculares, que agora miram as pessoas próximas a Jace e Clary? Simon acaba sendo sequestrado, e Jordan e Maia descobrem de forma dura a fúria de Sebastian. Maia tem sua consciência tomando-a por culpada, por não ser sincera com Jordan enquanto ainda lhes havia tempo.

Lutas, reuniões, confissões, omissões, dor, lágrimas, perdas. É disso que Cidade do Fogo Celestial foi concebido. Visitamos Alicante, Adamant, a Corte da Fadas, e até mesmo dimensões malignas. Corremos de um lado para outro em busca de salvação, de redenção, de amor. QUE LIVRO FOI ESSE? Todos os detalhes foram explorados, respostas foram obtidas e fatos esclarecidos.

Todas as partes se encaixando perfeitamente, toda a construção da obra atingindo a unidade. Os detalhes se acertando, as pessoas se montando e desmontando, se reconstruindo. E mostrando que, às vezes, tudo o que nos resta é a esperança.

Quem somos, por quê somos, por quem? Quem nos importa?

A palavra que define a obra: AWESOME. Leiam, não vou dar mais detalhes, vocês vão devorar o livro, não vão conseguir esperar pela próxima página. Impactante, profundo, dinâmico. O desfecho de tudo e todos. Arrebatador, aquele amor e amizade de tirar o fôlego, totalmente em letras maiúsculas.

  • Maia e Jordan?!
  • Alec e Magnus?!
  • Jace e Clary?!
  • Isabelle e Simon?!
  • Helen e Aline?!
  • Sebastian?!
  • Alicante, Idris, o mundo, o submundo?!

Essas são algumas questões para pensar, caro leitor. Qual serão os destinos deles? Haverá amanhã? A bondade pode ser tão corrompedora e cruel quanto o mal. Bebam deste cálice, entornem-o para chegar à conclusão de tudo. E não olhem para trás. É o futuro que está à frente.


#EuLi #CassandraClare #OsInstrumentosMortais

   O que não gostei:

A decepção fica por conta da parte física do livro. A Galera Record deveria ter feito um trabalho melhor, sério, sem exagerar. Eu li a versão de colecionador do livro, com a capa holográfica, e ela está com tantos erros (NÃO são poucos!) e falhas (também NÃO são poucas!)!! Ortográficos, de concordância, ausência de letras (c mo i so, por exemplo), letras preenchidas internamente, e até mesmo impressão desnivelada (\)!! Na versão econômica eu até perdoaria (embora ainda seria desrespeito com o leitor), mas na de colecionador, não mesmo! Fora que a "holografia" em si, do lado de fora é infinitamente inferior a presente nas abas internas. Houve falhas no trabalho de revisão e impressão gráfica. :/ 

Atualizado (27/05/2015): A Galera Record entrou em contato comigo pelas redes sociais, e informou que em casos de problemas de impressão, o leitor deve entrar em contato pelo e-mail (mdireto@record.com) para informações, suporte e troca de exemplar. Reconheceram determinados erros como problemas em algumas edições impressas. Devo ressaltar que isso demonstra um bom trabalho da equipe de comunicação, marketing e relacionamento com o público, por parte da editora.
  
   Citação Preferida:

*****

Agradecimentos especiais ao Bruno Alves, que gentilmente me emprestou o seu livro recém-comprado (aliás Galera Record, ele comprou todos, tá! Então, uma revisão melhor nos próximos será super bem-vinda! [Admitam, vocês mereceram o puxão de orelha!]), uma vez que eu ainda não o comprei (T.T)!


Ê Sofrência!


Ele nem tinha lido ainda! haushas Abraços Bruno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário