Resenha: A Vida Secreta de Jonas



Livro: A Vida Secreta de Jonas
Série: Vaga-lume
Autor: Luiz Galdino
Gênero: Infanto-juvenil, Ficção
Editora: Ática
Páginas: 94

   Sinopse:

Um grupo de amigos encontra um garoto que nada sabe a respeito de si próprio. Muitas surpresas acontecem na tentativa de descobrir quem ele é.

(Sinopse padrão para A Vida Secreta de Jonas, disponível nas páginas online dedicadas ao livro, no Skoob e na Saraiva.)

   Conhecendo o autor e a obra:

"Galdino já fez de tudo um pouco. Esteve numa escola militar, foi funcionário público, deu aulas, escreveu em jornal, trabalhou em publicidade, viajou de carona, viveu em comunidade, morou num monte de lugares. Mas gosta realmente é de escrever ficção. Seu público predileto é formado por jovens e adolescentes."



A vida secreta de Jonas é baseado em fatos reais: quando o autor tinha quatorze ou quinze anos eu leu uma notícia que falava sobre um garoto no interior de Goiás que, além de muito estranho, ninguém sabia de onde tinha vindo. Acabou ficando tão impressionado, que depois de grande, transformou a lembrança do fato em livro, mas obviamente criou uma ficção em cima dela.

Galdino é brasileiro, com 75 anos atualmente, reside em Caçapava, São Paulo.

   O que mais gostei:

Devo confessar que o livro não havia me chamado atenção pela capa: o gênero de ficção científica não me agrada; O título também não havia me conquistado. Mas foi no recado do autor, na parte interna do livro, que encontrei o motivo para lê-lo:

"Acompanhando a trajetória de Jonas, você vai se deparar com um grande mistério. Um mistério que se esconde dentro de nós mesmos e que cria monstros. Uma estranha força capaz de nos transformar em pessoas que desconhecemos, quando nos vemos diante daquilo que é simplesmente diferente, novo."

Pronto! Eu já estava mais do que convencido e motivado a ler este livro. E não me decepcionei. Galdino fez uso da ficção científica, aliada a vida cotidiana e simples que conhecemos para montar o cenário de sua história, e usando como elemento central um personagem como o daquela notícia tão antiga que vimos no começo. E ele trabalhou o preconceito de forma brilhante!

O medo do que é diferente, o desconforto perante o que foge do padrão, a inquietação diante do desconhecido. Jonas e sua mais nova família sentiram na pele o que é ser odiado e maltratado simplesmente por ele ser diferente. As brincadeiras desagradáveis, os mexericos e fofocas mordazes, os olhares atravessados.

Diz-se que somos todos iguais, certo? E concordo com isso de coração; Mas como as pessoas, em plena modernidade, podem ainda se dividir e odiar por cor, raça, nacionalidade, sexualidade e religião? Até quando pessoas inocentes vão pagar caro, com seu bem-estar e/ou suas vidas, pela discriminação de terceiros? Pelo preconceito nojento e a intolerância grotesca?

E tudo o que eu já pensava veio para fora da minha mente, se transformando em emoções em rebuliço, em uma raiva justificada. Galdino conseguiu atingir a missão de tocar o coração do leitor, de fazê-lo encarar o assunto de frente, e refletir.

Alguns pontos que gostaria de ressaltar da leitura:
  • Até mesmo amigos íntimos e familiares podem nos surpreender com uma mentalidade ou atitudes preconceituosas e/ou intolerantes;
  • As crianças não nascem intolerantes/preconceituosas: elas se tornam por serem assim ensinadas/criadas por seus responsáveis, e/ou moldadas pelo ambiente/cultura ao seu redor;
  • Vários outros detalhes foram tratados dentro da temática: o mal hábito da fofoca (ficar falando da vida alheia), a pressão da maioria em cima de uma minoria, a opressão, e etc.
  • Outra coisa, que percebi, é que a religião (através da figura do padre Olavo) foi flexível, favorável às diferenças e contra a discriminação em geral;
Com certeza foi uma leitura edificante: um daqueles livros que te acrescentaram algo a mais; Bem, essa foi a temática;

Quanto ao enredo, de fato, confiram por si mesmos, afinal quem é Jonas, de onde veio e como sua chegada vai transformar a rotina de uma cidade, você vai descobrir lendo o livro.

   Citação Preferida:
*****

2 comentários:

  1. só achei ruim o fato do livro ter terminado sem os personagens terem se despedido do Jonas..muito mistério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele fugio numa noite, e quando eles se encontraram novamente, ele não se lembrava de ninguém.... O autor não deixa explicito se o Jonas é ou não um extraterrestre.
      Eu tembem tenho um Blog! Segue la´: www.livrosdeamorzinhocom.wordpress.com

      Excluir