Resenha: Extraordinário



   Sinopse:

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


   Na contra capa:

"O ponto de vista de uma criança que, ciente de sua estranheza e de seu deslocamento no mundo, cria um manifesto em favor da gentileza."
Veja.com

Não julgue um livro menino
Pela capa cara



   Book Trailer:



   O que eu achei:

O livro conta a história de Auggie, um menino de 10 anos que não é aceito pela sociedade pela deformidade que tem em seu rosto. 

"Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma." 
[p. 11]

Os pais de Auggie sempre tiveram um objetivo: protegê-lo de tudo que pudesse magoá-lo, ou seja, dos olhares estranhos das pessoas na rua, até o dia que decidem mandar o menino para uma escola real com a condição de que se ele não se sentisse bem poderia desistir a qualquer momento, se tivesse um bom motivo para isso. 
O livro basicamente conta como foi essa experiencia para August. No começo foi bastante incômoda, porém, com o passar dos dias, tanto ele, quanto as pessoas de sua escola, foram se acostumando e fazendo, assim, com que August tivesse um ano tão extraordinário quanto o próprio.

"O August é o Sol... O único corpo celestial que não gira em volta do August, o Sol, é a Daisy, nossa cadela, e isso porque, para seus olhinhos caninos, o rosto de August não é muito diferente do rosto de qualquer outro ser humano." [P. 89]

É um livro extraordinário (assim como já diz no título hahaha) que nos faz refletir muito sobre a vida e perceber que não somos tão diferentes uns dos outros, independente de nossas aparências, ou estórias, no final somos todos iguais. Seres humanos querendo serem aceitos, querendo serem vistos pelo que realmente são, não pela primeira impressão que causam. 

   O que mais gostei:

1. Não é uma estória exatamente triste, e sim uma estória de aceitação e amizade
2. Não é contada apenas pelo August, mas também por seus amigos e pelas pessoas próximas a ele
3. Os preceitos do Sr. Browne


   Citação Preferida:

Confesso que foi meio difícil escolher uma unica citação preferida, até porque eu me apaixonei pelo livro inteiro... Por conta disso, resolvi deixar duas citações para vocês. 

A primeira é o preceito do Sr. Browne de Outubro: "Seus feitos são seus monumentos."

"Esse preceito significa que deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. São como os monumentos que as pessoas erguem em honra dos heróis depois que eles morrem. Como as pirâmides que os egípcios construíam para homenagear os faraós. Só que, em vez de pedra, são feitas das lembranças que as pessoas têm de você. Por isso nossos feitos são nossos monumentos. Construídos com memórias em vez de pedra." [p. 72]


Já a segunda, é um preceito que o August escreve em um cartão postal: 
"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo." [p. 313]


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Foi um dos que eu mais gostei de ler em 2013! Muito fofo mesmo haha *--*

      Excluir
  2. Nossa, para sua primeira resenha está ótima, deu até vontade de ler o livro, está perfeita, parabéns e boa sorte em seu blog !!!!


    bjs e até mais !!!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito do seu blog, ele é bonito e tem um conteúdo legal, dei uma olhada nas postagens e a série Believe me chamou atenção :P
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Você é boa de resenha..adorei e me deu vontade de ler o livro.
    bjs
    ateliedoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é muito show. nos mostra coisas da vida q nem damos valor!!

    ResponderExcluir