Review: Divergente



Antes os sucessos de bilheteria eram Vampiros e Bruxos, hoje a indústria cinematográfica está investindo cada vez mais em adaptações literárias de ficção científica para jovens e adultos como os sucessos de Jogos Vorazes e Divergente

   Sinopse:
Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Dauntless, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.
Estrelado por: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet, Ashley Judd, Miles Teller e Zoë Kravitz








  Sobre o Filme:

Este filme é uma adaptação do primeiro livro da trilogia Divergente, escrita por Veronica Roth. A história gira em torno das escolhas feitas pelos jovens ao completar a maioridade de 16 anos. Estas escolhas são baseadas num teste de aptidão onde é determinado que tipo de pessoa você é e a que facção pertence: Abnegação (Altruístas), Erudição (Inteligentes), Audácia (Corajosos), Amizade (Bondosos) ou Franqueza (Verdadeiros) e a partir dos resultados de seu teste de aptidão, o jovem precisa escolher para qual facção ir, podendo ou não ser a facção pré-determinada pelo teste. 

No caso de Beatrice, seu teste é inconclusivo, o que significa ter aptidão pra mais de uma facção (Audácia, Abnegação e Erudição); a isso dá-se o nome de "Divergente". Os divergentes nada mais são que pessoas que tem múltiplas linhas de pensamento, eles não se encaixam em apenas um lugar, portanto ameaçam o sistema tornando-se perigosos. 

Ao se juntar a Audácia, Tris (nome escolhido por ela após se transferir de facção) descobre um mundo totalmente novo, com risadas, aventuras e até mesmo uma pitada de romance, mas, acima de tudo, ela descobre quem ela realmente é. Tris não é Audácia, Abnegação ou Erudição, ela é Divergente.


  Filme X Livro

Eu, particularmente, odeio todo tipo de adaptação literária; os filmes não são fieis, os atores não combinam com a descrição dos personagens, cenas importantes são cortadas, fazem modificações desnecessárias, etc, etc. Ao assistir esta adaptação, no entanto, não tive do que reclamar!

Foi fiel? Não exatamente, porém na maior parte do tempo sim. 

Os atores, além de serem exatamente iguais aos descritos nos livros, tiveram uma atuação maravilhosa

A trilha sonora estava simplesmente incrível

E quanto as mudanças que sempre me faziam querer assassinar o diretor do filme (hahaha), até mesmo estas foram muito bem feitas. Para ser sincera, houve algumas partes modificadas em que eu me perguntei: "Meu Deus! Por que isso não estava no livro?" 

Acho que o único ponto negativo desta adaptação foi o corte de um dos meus personagens preferidos, Uriah, que foi muito importante no livro em algumas cenas que foram adaptadas ao filme. Agora é só ficar na torcida para que ele apareça no segundo filme.

Para me despedir, deixo o Trailer do Filme:








25 comentários:

  1. Eu sinceramente gostei muito da adaptação! claro que cortaram algumas coisas do livro! mas não chegou ao ponto de perder o foco da mensagem principal... Gostei muito!
    PS: A Trilha sonora realmente estava incrível!
    Adorei a resenha!

    Abraços do ED!

    www.maniacsbooks.com

    ResponderExcluir
  2. Belo conteúdo...Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  3. o Uriah fez falta mesmo :( mas no geral o filme estava realmente ótimo , espero ganhar os posteres do filme na promoção o// amo o livro e amei o filme tbm .

    ResponderExcluir
  4. As mudanças apenas deixaram o filme muito melhor! Algumas partes eu queria que estivessem no livro :(

    offtobookland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amei demais o filme , o que eu nao gostei foi nao ter nenhuma pack , para ganhar copos e essas coisas eheheh

    ResponderExcluir
  6. Ainda não vi. Mas estou extremamente ansioso!

    ResponderExcluir
  7. Eu achei ótimo o filme e o livro,alguns acharam Divergente igual á jogos vorazes,sabe o que eu acho disso: Nada a ver!! (Apenas pelo fato de serem distopias)
    A história de Divergente e jogos vorazes são totalmente diferentes!!
    Eu gostei!!

    ResponderExcluir
  8. Eu amei o filme! Ainda não li os livros, então não teve todo aquele drama de ficar comparando hahaha

    Mas achei os atores muito bons e a história incrível!

    ResponderExcluir
  9. P.S. Sou a Bruna Mayla, é que a foto e o nome mudaram aqui no comentário .-.

    ResponderExcluir
  10. Eu, sinceramente, não me agradei tanto com o filme comparado ao livro. O filme cortou muitas partes da história importantes e o final para mim não foi o esperado. O livro foi um dos melhor e mais rápidos que já li, então acho que seria difícil supera-lo mesmo.

    ResponderExcluir
  11. adoreei, quero ler logo esse livro e ainda nao vi o filme. mas vou ja ver

    ResponderExcluir
  12. adoreei, quero ler logo esse livro. ja vi o filme muito bom

    ResponderExcluir
  13. Realmente xD
    eu vi o filme na pré-estréia e é muito bom, eu não gosto da atriz que fez a Beatrice mas, ela até que foi boa e.e
    eu achei tudo muito bem feito, pensei que não iam conseguir capturar certas partes do livro e estive bastante enganada! kk

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Oi, concordo com você, a adaptação ficou muito boa, tanto o elenco quanto a trilha sonora, apesar dos cortes e edições. O livro é muito bom, porém eles cortaram e modificaram bastante coisa, a que mais reparei é que o Quatro é bem mais querido no livro. rs Mas acho que as mudanças pro filme foram meio que necessárias pra agradar um público maior. Já estou terminando Convergente. *w*

    ResponderExcluir
  16. Achei que o filme sofreu muitas mudanças, e tiraram algumas cenas que acho essenciais para os próximos filmes, mas não deixou de ser bom, tanto é que já duas vezes no cinema. Outra coisa que amei foi a trilha sonora! Blog lindo!

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito mais do lçivro... como sempre....

    ResponderExcluir
  18. concordo com o q vc escreveu, mas se eu nao tivesse lido o livro eu teria amado o filme.

    ResponderExcluir
  19. Gostei do filme, mas prefiro o livro..

    ResponderExcluir
  20. o filme é maravilhoso tanto quanto o livro, mas quem lê sempre prefere o livro né hahahaha

    ResponderExcluir
  21. Eu ainda não vi o filme mas pretendo e em breve :3

    Parabéns pela critica

    http://cantinhodatitania.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Gostei bastante do filme, não saiu muito do contexto do livro, estou super ansiosa a espera do proximo filme. Espero que seja tão fiel ao livro quanto este.

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito do filme, amei a trilha sonora, ainda não li o livro!

    ResponderExcluir
  24. Ainda não assisti!! Super curiosa!

    ResponderExcluir
  25. Meu livro favorito!!!! Leio todos os dias!

    http://www.cheireiumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir