Resenha: Quem é você, Alasca?


Livro: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 229
obs: o livro é originalmente publicado pela editora citada acima, porém a Editora Intrínseca comprou recentemente os direitos autorais sobre a obra e logo Quem é Você, Alasca? será "republicado" nesta editora

   Sinopse:

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".


   Na contra capa:

Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.


   Book Trailer:



   O que eu achei:

Este é o primeiro livro do famoso John Green e eu o comprei simplesmente porque me apaixonei por "A Culpe é Das Estrelas" e queria conhecer mais do autor mesmo o gênero deste livro não sendo um dos meus favoritos.
O livro conta a história de um menino, Miles Halter, que é um colecionador de ultimas palavras. Como assim? Ele sabe as ultimas palavras de todas as pessoas importantes que você puder imaginar. Miles não é uma pessoa com muitos amigos, na verdade, ele é uma pessoa sem amigos, e ao começar o ensino médio decide criar uma nova perspectiva de vida, baseada nas ultimas palavras de François Rabelais.

"Então, esse cara", eu disse, parado à porta da sala. "Françóis Rabelais. Era Poeta. Suas ultimas palavras foram: 'Saio em busca de um Grande Talvez.' É por isso que estou indo embora. Para não ter de esperar a morte para procurar o Grande Talvez"  [ p. 5]

Miles então vai para um Colégio Interno na intensão de cursar o ensino médio e lá conhece Coronel, seu colega de quarto que o apelida de "Gordo", Takumi e Alasca, a verdadeira protagonista desta história. Apesar do livro ser narrado por Gordo e contar a história de como o mesmo faz seus primeiros amigos, tem sua primeira paixão, deixa de ser aquele garoto 'excluído' e suas aventuras no ensino médio, todo o livro gira em torno de um enigma dado por Alasca ainda no início do livro a partir das ultimas palavras de Simón Bolívar "Como sairei deste labirinto?", tornando-a assim a verdadeira protagonista da história.

"Com a boca tão próxima de mim que eu sentia seu hálito mais quente do que o ar, ela disse: "Esse é o mistério, não é? O Labirinto é a vida ou a morte? Do que ele está tentando escapar - do mundo ou do fim do mundo?" [p. 20]

Apesar de o livro não ser do meu gênero preferido, gostei bastante da leitura dele. É leve e, apesar de ser um pouco lenta em alguns momentos, traz ensinamentos maravilhosos; é comovente, melancolicamente genial e bastante reflexivo. Super indicado para quem gosta de romance e drama!!

   O que mais gostei:

1. O livro é dividido em duas partes: Antes e Depois. Essa divisão faz com que o leitor fique muito tentado a descobrir o que acontece, principalmente os mais curiosos (tipo eu). Dica: cuidado com os spoilers desse livro, porque isso pode fazer com que perca totalmente a graça de descobrir o que acontece "depois"

2. A obra foge dos padrões românticos e dramáticos usados hoje em dia. É ao mesmo tempo lindo e triste, genial e inusitado


   Citação Preferida:




"Simples assim. De centenas de quilômetros por hora ao repouso em um nanossegundo. Eu queria tanto me deitar ao lado dela, envolvê-la em meus braços e adormecer. Não queria transar, como nos filmes. Nem mesmo fazer amor. Só queria dormir com ela no sentido mais inocente da palavra. Mas eu não tinha coragem. Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão." [p. 91]



12 comentários:

  1. Essa é a minha citação preferida! Eu amo esse livro, adorei a sua resenha :)
    Beijos
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse foi o primeiro livro de John Green que eu li, e simplesmente amei! Me encantei pelos personagens e li o mais rápido que pude, porque aquele contagem regressiva tava me enlouquecendo de curiosidade. Entre este livro e ACEDE prefiro ele, algo na história me encantou.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. de todas as obras de John Green, que eu ainda não li, essa é uma das que tenho mais vontade de ler. Agora lendo sua resenha fiquei meio assim... eu não gosto mto de dramas e romances.. será que vou gostar? :/ só lendo para saber né? hahaha!
    beeijo!

    Carol P.
    http://draamin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu sou loucaaa para ler Quem é você, Alasca? Não vejo a hora de comprar. Adorei sua resenha, que só aumentou ainda mais a minha vontade de ler kkkkk John Green <3 amo,amo

    ResponderExcluir
  5. Uau, adorei seu resenha! Acredita que eu ainda não li nenhum livro do John Green? Pois é, acho que sou uma das poucas que não leram haha
    Mas tô louca pra ler e penso em começar por "Quem é Você, Alasca?"
    Beijos, Thousand Lives to Live

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha arrasou ... Parabéns
    Mas sabe eu tenho uns 3 pés atrás com o John Green não consigo gostar da escrita dele, mas não desisti do coitado ... Pretendo fervorosamente ler quem é você Alasca ? e também cidade de papel ... Vamos ver tomara que eu gosto.

    Beijinhos ameii o blog <3

    Http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Estou louca pra ler esse livro, parece ser lindo!
    Parabéns pela resenha, adorei! =)
    Beijos!

    http://musicaaolongeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii,

    Preciso taaanto ler esse livro. Adorei sua resenha e seu blog!!


    Beijinhos,

    EC&M

    ResponderExcluir
  9. Olá =)

    Ainda não li esse livro, apesar de ter ganhado de presente da minha irmã. Está empacado na estante. Gostei muito da sua resenha e fiquei com vontade de começá-lo hoje! Quem sabe né?!

    Obs: Indiquei seu blog para responder uma TAG.

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou curiosa para ler este livro, mas como a culpa das estrelas me desapontou um pouco. Esperava mais depois de ler taaaantas maravilhas sobre, então vou dar um tempinho antes de ler os livros do Green!

    um beijo Lara.
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que livro fantástico. Para mim, é o melhor do John Green. Quando li, eu super fiquei imaginando as cenas e achei que daria um belo filme, adorei quando soube que iriam adaptar mais essa obra! Já estou com vontade de reler!

    ResponderExcluir