Resenha: Em Chamas


Livro: Em Chamas
Série: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins 
Gênero: Distopia, Fantasia, Suspense 
Editora: Rocco 
Páginas: 416

   Sinopse:

  Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Sinopse Padrão, disponível nas páginas dedicadas ao livro: no Skoob, na Wikipedia e na Saraiva. 


   Na contra capa:

MATAR OU MORRER. NÃO HÁ ESCOLHA. 
NA ARENA, O MAIS CAPAZ VENCE. 
OS JOGOS VORAZES CONTINUAM! 

   Book Trailer:




   O que eu achei: 

  Oi galera!! Aqui estou eu de novo! \o/ E sem perda de tempo, vamos ao que interessa. Lhes trago hoje a resenha do segundo livro da Trilogia ‘Jogos Vorazes’, o “Em Chamas”. E esse título resume bem o livro. Ele pega fogo da primeira a última página! E lá vamos nós, nos queimar e aumentar ainda mais o incêndio que essa saga está causando, e se alastrando, pelo mundo todo.

  Novamente recomendo que não prossigam com a leitura desse post se não tiverem lido o primeiro livro antes. Vocês ficariam a par de coisas que estragariam o prazer da leitura. Esse post tem foco em quem não curte spoilers e/ou ainda não leu o livro, para os que curtem um ‘passo-a-passo’ detalhado, haverá outro post. 

  O que dizer? São tantas coisas! Tantas emoções! Mas opa opa, sem spoilers aqui. Então o que posso dizer é que o livro irá te prender do inicio ao fim. Isso eu tenho certeza absoluta. As personagens tiveram suas personalidades lapidadas, elas tiveram que fazer escolhas mais uma vez, e assumirem a responsabilidade e riscos por elas. Somos levados a conhecer um pouco mais sobre alguns distritos, com detalhes e/ou curiosidades. Conhecemos os campeões, novos e antigos. A história do Haymitch é aprofundada. Vimos o bom coração e a  generosidade de Peeta serem expostas de uma forma comovente e inesperada. Vemos o controle que ele mantém em todas as situações independentemente de quão grave/séria ela seja. Vimos também um lado da Katniss que não havia sido muito explorado no primeiro livro, e que agora entrará em ação. O livro está repleto, repito, repleto de ocasiões em que você praticamente quer entrar no meio e impedir, ajudar, gritar, fazer qualquer coisa, menos ficar parado. Vamos lá tributos! Nossa saga se desenrola de forma incrível, e levando a um clímax surpreendente, desesperador; Cheio de luta, sacrifício e uma necessidade de mudanças de forma urgente. Sei que assim como Katniss, também tentamos “...imaginar aquele mundo em algum lugar do futuro, sem Jogos, sem Capital.”. Mas esse mundo ainda não está presente no agora. “Que a sorte esteja sempre ao seu favor!”. 

  O que sabemos até agora:

Katniss e Peeta venceram os Jogos Vorazes; Eles inconscientemente se opuseram a Capital; Acendeu-se uma centelha de esperança nos distritos; Seneca Crane teve seu destino selado quando decidiu ter 2 vitoriosos nos Jogos: ele morreu; Katniss foi ameaçado por Snow, mesmo que subentendidamente, sobre seu papel a partir do fim do Jogo; Peeta ama Katniss, o contrário não é verdade...;

  Quais arremates ainda faltam: 

A realidade dos tributos; A realidade dos distritos; Quais são seus sentimentos por Peeta, Katniss? Massacre Quartenário; Quem são seus inimigos; Interdependência;

   O que mais gostei:

Bem, não tenho como me conter. Eu realmente amei “Em Chamas”. Mas vamos focar. A estrutura mantém o nível de complexidade. O mundo/universo de Panem nos é apresentado com mais detalhes. Passamos a conhecer o ‘funcionamento da coisa’, por assim dizer. E isso nos possibilita ampliar nossas opiniões e pontos de vista.

O estilo de vida da Capital também é exaustivamente descrita e detalhada. Somos forçados a ver a realidade gritante do contraste com a vida nos distritos. Em termos de designer, tudo é muito ‘sólido’, se assim posso dizer. Eu consegui visualizar a estória. Os salões, os ambientes, são palpáveis. A trama teve um desenrolar linear e saudável no sentido lógico. Não houve grandes furos ou questões que colocassem em cheque nossa posição diante a saga.

   O que não gostei: 


Se você não estiver acostumado (e espero sinceramente que esteja!) a leituras mais detalhadas, mais elaboradas no sentido de descrição, exposição de fatos e estórias dentro de estórias, “Em Chamas” será um pouco cansativo, e talvez monótono em alguns pontos. Mas entenda que os detalhes apresentados serão necessários para a compreensão dos assuntos envolvidos.

Segue o conselho de sempre, saiba que você precisa das ‘partes’ para entender e montar o ‘todo’.


   Dica para leitura:

Ler “Em Chamas” vai te fazer questionar muita coisa ao seu redor; você vai se pegar pensando em questões relevantes, do cotidiano; Então encare o livro de forma séria; Assim como acontece com Katniss e Peeta, decisões também fazem parte da nossa vida, e muitas vezes acontece de não crermos ter escolhas, mas mesmo diante da mais difícil situação, NÓS temos o controle sobre como reagimos. Tributos, “...não temos muito tempo. Quero que me...” digam “...agora se devo me desculpar por alguma coisa.”. Não. “Não Precisa.”.

   Citação Preferida:
Imagem 


“...lembre-se de quem é seu verdadeiro inimigo.” 

“...isso envia acusações de injustiça e barbárie e crueldade voando em todas as direções.” 

Isso tem que atacá-los e afundar-se e ser confirmado por outras vozes, antes de começarem a soar como um rebanho de animais feridos, gemendo, gritando, pedindo socorro. 

"E então acontece...É tarde demais, porém...Todo o mundo já viu." 


9 comentários:

  1. Um dos livros mais bem feitos da História!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #Fato amigo! É uma saga e tanto! Fique conosco! E boa história!

      Excluir
  2. Oi Ricardo..
    É verdade os livros tem feito muito sucesso, mas confesso que nunca tive grande interesse em ler, não sei porque.
    Mesmo não tendo vontade eu sei o que o livro é bom, por causa das resenhas positivas.
    Que bom que também gostou.
    É verdade precisamos de várias partes para entender a histórias, e tudo detalhado as vezes cansa mesmo.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para ler Em chamas... parece ser muito bom.. beijinhos
    http://apaixonadapormakesenails.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Melhor livro da serie!Meu favorito <3

    http://conversas-comsorrisosecafes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho o filme, mas ainda não vi, acredita?
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse foi o livro que menos gostei da trilogia, mas já tem tanto tempo que li que nem lembro mais porque, rs. Porém, foi o melhor filme da franquia até agora! rs XD
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é muito bom!!!!!!!
    Não acho nada cansativo, pelo contrário... quando lia esquecia até que eu tinha que dormir...rs
    E, como toda boa distopia, tem mesmo que nos fazer pensar sobre as coisas ao nosso redor.... :)
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso!! Exatamente Luíza! A reflexão é um ponto forte! Atitude gera mudanças, e não apenas palavras! A saga é incrível. Obrigado pela visita! Espero vê-la mais vezes!!

      Excluir