Resenha: Jogos Vorazes




Livro: Jogos Vorazes
Série: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins 
Gênero: Distopia, Fantasia, Suspense 
Editora: Rocco 
Páginas: 400 

   Sinopse:

  Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?//Sinopse Padrão; Fonte: Skoob, Wikipedia, Saraiva. 



   Na contra capa:

MATAR OU MORRER. NÃO HÁ ESCOLHA. 
NA ARENA, O MAIS CAPAZ VENCE. 
QUE OS JOGOS VORAZES COMECEM! 


   Book Trailer: 




   O que eu achei:

  Oi pessoal, aqui estou eu novamente, e dessa vez pra iniciar a parte básica da triloga ‘Jogos Vorazes’. Já explorei em dois outros posts que estarão no ar em breve aqui no blog, mas por enquanto vamos falar de como tudo começou para só então explorarmos a continuação e o gran finale desta franquia. Então, “...e lá vamos nós!” 
  Como esse post vai falar sobre como tudo começou, ele é liberado a todos os leitores! (\o/)  Lembro a vocês também que haverá um post específico de cada livro onde eu vou seguir toda a estória, e esmiuçar cada detalhe, então se vocês já leram algum dos livros (ou todos), preparem suas perguntas e compartilhem suas ideias comigo quando eles forem liberados. 
  Agora, indo ao que realmente nos interessa: o livro. Ele tem todos os elementos necessários para um grande sucesso: um mundo mergulhado no caos, Panem; uma protagonista sem grandes pretensões ou perspectivas, mas que faria qualquer coisa pra proteger quem ama, Katniss; a vontade de mudar do Peeta; e o inconformismo de Gale. Temos também um grande vilão, a personificação do ‘mau’, na figura do Presidente Snow; e eu não me arrependi nem por um segundo de ler esse livro. Foi o ápice! Confesso que depois de Harry Potter nada mais me conquistou de uma forma tão ampla e poderosa. E é isso o que ‘Jogos Vorazes’ fez comigo. Eu me senti sequestrado quando iniciei a leitura e comecei minha jornada juntamente com a Katniss. Eu vivi, sofri e lutei com ela a cada página. E valeu muito a pena! 


  O que sabemos até agora:

O mundo mudou, em um futuro muito distante, após uma guerra, os EUA mudaram de nome e passaram a adotar um sistema distrital, comparável às castas, só que numerados de 1-13; Como punição pelas revoltas populares e um instrumento de medo e controle sobre as massas, foi criado um evento anual chamado Jogos Vorazes, onde todos dos distritos eram lembrados da sua impotência diante do governo, denominado Capital. 


   O que mais gostei:

  Tudo. Isso aí, eu gostei de tudo (‘-‘). Todos os elementos no livro são bem coesos e corentes. Você consegue entender facilmente, e percebe a lógica por trás das coisas. A linha do tempo é linear, e você acompanha o ritmo do livro. A trama em si foi bem pensada, bem presa. Mesmo o aparente desencontro amoroso presente no livro não é do mesmo estilo que os autores estão abordando atualmente, eu garanto. Tem ação, aventura, drama e uma pitada generosa de  
"Jogue seus paus e suas pedras
Jogue suas bombas e seus golpes
Mas você nunca destruirá a minha alma
Esta é a parte de mim
Que você nunca arrancará de mim, não"
                                                              Katy Perry (Part of Me)


   O que não gostei:

  Gente, eu não encontrei nada negativo pra falar sobre o livro! (:O) Sério mesmo. Ele não foi maçante, não houve longas descrições sobre assuntos secundários, foi direto e objetivo, bem entrelaçado, com personagens distintas, com histórias de vida sólidas. Com caminhos traçados, ou não. E me deixou com sede de mais. Então, caso algum de vocês queira apresentar um ponto de vista diferente desse quesito, estou aberto a um debate sobre a estória em uma próxima oportunidade. 

   Dica para leitura:

  Providencie logo a trilogia, pois você não vai conseguir ler apenas um. ‘Jogos Vorazes’ se tornará sua saga acompanhante, da cama, no almoço, no intervalo no trabalho, do inicio ao fim da leitura. 


   Citação Preferida:



“Aqui é seguro, aqui é um abrigo 
Aqui as margaridas te protegem de todo perigo. 
Aqui seus sonhos são doces 
E amanhã serão lei 
Aqui é o lugar onde sempre te amarei.”

8 comentários:

  1. Que super resenha lindaaaa *-* amei ^^
    Eu to louca pra comprar esse livro *-*
    Mil beijos sucesso ^^
    http://bluemotionsblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jéssica!! é gratificante ver comentários como o seu. Espero que goste do livro, e sucesso no seu blog. ^^

      Excluir
  2. Adoro muito esse livro!
    É uma das melhores sagas/distopias dos últimos tempos...
    Até mais! - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o mercado está ficando super interessante na área de distopias. Uma mais perfeita que a outra. Obrigado pela visita, e boa leitura!!

      Excluir
  3. Eu comprei o dvd, mas ainda não li o livro ^_^
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo fortemente que leia. :3 Vale a pena, sem dúvidas. Obrigado pela visita, e boa leitura, hein?! rs

      Excluir
  4. Jogos Vorazes! *-*
    Foi o livro que mais gostei da trilogia, o terceiro só não superou por causa do final kkk
    Esse livro realmente é A Distopia, como você disse, não tem o que criticar, principalmente esse primeiro. A única coisa que não me empolga muito na saga é o triângulo amoroso. Não sei porque, mas nem o Peeta e nem o Gale me atraíram taaanto assim a ponto de torcer por um dos dois kkk
    Enfim, adorei o post, bjs!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe Carolina, realmente. Quando li a saga eu pensei: ela perde apenas para Harry Potter. E o final foi surpreendentemente trágico, e me magoou muito. Mas bem, a vida é assim, certo? Não podemos apenas querer viver naquele romantismo do século XIX. Eu levei um tempo pra aceitar, rsrs. Abraços, e até a próxima visita!!

      Excluir