Resenha: Starters



Livro: Starters
Autor: Lissa Price
Gênero: Distopia
Editora: Novo Conceito
Páginas: 367

   Sinopse:

Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...


   Na contra capa:

UMA GAROTA
COM UMA ESCOLHA 
TERRÍVEL.

SEUS PAIS? MORTOS.
SEU IRMÃO? DOENTE.
SUA SAÍDA? SER VENDIDA
PARA SER OUTRA PESSOA.
EM QUEM ELA PODE CONFIAR?
NINGUÉM.

   Book Trailer:





   O que eu achei:

.Starters foi um livro que comprei porque achei a capa incrível, com esse tom metalizado e também porque, além de ser distopia, a sinopse me deixou bastante curiosa. Enrolei bastante para ler, pois achei que seria um livro incrivelmente maravilhoso e que precisaria tirar um dia inteiro apenas para esta obra prima s2s2s2. Não foi bem assim.
O livro conta a história de Callie, uma garota que mora nas ruas com seu amigo Michael e seu irmão mais novo Tyler. Eles não tem família, dinheiro, são visto como "marginais" e vivem escondidos e com medo até que um dia Callie ouve falar de uma empresa, a Prime Destinations, onde ela poderia alugar seu corpo para um idoso que gostaria de voltar a ser jovem por um tempo. A menina, já desesperada, com as condições na qual se encontra, não podendo cuidar do irmão doente, resolve assinar um contrato com a Prime para "resolver seus problemas" por pelo menos algum tempo. Ao decorrer da história percebemos que a empresa, em vez de ser uma solução para os problemas da menina Ca, é apenas o início de todos eles.
A história em si é bastante interessante e inovadora, os jovens (Starters) que não tem família viva são tidos como perigosos, não podem trabalhar, passam fome, não são "importantes" para o sistema, portanto, vivem fugindo para que não sejam capturados e levados a uma das instituições para menores onde as condições de vida são ainda piores. Mas, se não temos jovens e todos os adultos entre 20 e 60 anos foram mortos durante a guerra, quem trabalha? Quem mantem a sociedade? Aí entra a tecnologia futurística. Os idosos (Enders), com a ajuda da ciência, conseguem viver durante muito mais tempo, 100, 150, 200 anos ou mais! Por sua experiência adquirida no passado, eles ocupam os cargos de todos os empregos. Os Enders que não trabalham, que são os extremamente ricos, estão cansados e querem um corpo novo, uma vida nova, ser jovens outra vez mesmo que por apenas um tempo e é neste momento que a PD entra em ação, fornecendo um aluguel de um corpo jovem para todas as aventuras malucas que um Ender possa querer, com algumas restrições, é claro. 
Sinceramente, o livro tinha tudo para ser incrível,o enredo, a narração, a escrita... porém algumas coisas deixaram a desejar.

   O que não gostei:

1. Não há uma explicação, mesmo que mínima, do que foi a tal "Guerra dos Esporos" que matou todo mundo. Pode não ser uma coisa muito importante, mas Callie fala tantas vezes sobre a Guerra no decorrer da narrativa, sem parar para explicar, mesmo que em poucas palavras, nenhuma unica vez o que exatamente  aconteceu, que se torna chato
2. O final (não revelarei spoilers). Ok, o final foi bom e surpreendente, deixando com um certo "gostinho de quero mais", porém, não havia necessidade de acontecer daquele jeito em várias cenas. Poderiam ter feito tudo de uma vez que ficaria muito melhor e surpreendente.

   O que mais gostei:

A melhor parte da história para mim não foi exatamente "o quê", mas "quem". Minha coisa favorita neste livro é o personagem Blake, neto do senador, que simplesmente é um fofo que a Callie conhece numa boate. Eu estava realmente fugindo de romances mas, apesar de ser um suspense/distopia este livro contou com a sua cota te fofura e o Blake foi tão incrível que chega a ser quase impossível de não se apaixonar <3

Apesar de tudo, recomendo o livro. Só dou a dica de que não esperem demais dele haha

   Citação Preferida:

"— Temos muito trabalho a fazer.  Doris colocou a mão em minhas costas, guiando-me em direção a uma porta dupla.  Você nem vai conseguir se reconhecer quando terminarmos.
— É disso que eu tenho medo"

7 comentários:

  1. Olá tenho esse livro na minha estante e estou me segurando para não passar ele na frente de todas as outras leituras, porém ainda tenho que ler uns livros para o blog então ainda não posso, mas já li muitas críticas positivas e pretendo lê-lo em breve.
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, já li a duologia, e todas as suas duvidas são respondidas no próximo livro, Enders, que é melhor que Starters, se você quiser saber mais sobre a guerra de esporos, lê o conto que a editora disponibilizou, eu amei tudo que aconteceu no livro. Se você não sabia, o livro vai ser adaptado para as telonas e o melhor de tudo é que o roteiro foi escrito pela própria Lissa Price.

    Beijos.

    http://marcasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Concordo com as partes que você não gostou. Faltou um pouco de explicação :/
    Adorei seu cantinho, é um mimo!

    Espero sua visita, viu?
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. eu: odeio a capa, do fundo do meu coração, mas tenho uma vontade de ler que fico numa contradição D:
    XOXO
    onthislastday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Estou doida pra ler Starters, mas vou seguir sua dica e não esperar muito dele... Senão eu vou me decepcionar ainda mais, rs. Gosto muito de distopias e a capa desse livro é muito perfeita! *O*
    Chato não ter uma explicação para a Guerra dos Esporos, será que ficou pro segundo livro? rs
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Terminei esse livro no sábado. Ainda odeio o velho..

    http://www.cheireiumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não li esse livro ainda; ganhei o segundo num sorteio mas preciso ler Starters primeiro. Gostei muito da sua resenha.
    Resenha premiada "Fahrenheit 451", participe: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir