A leitura como um ato coletivo



Foto de Simone Marinho / Agência O Globo


Estava procurando uma base mais sólida para expressar meu ponto de vista sobre a leitura como um ato coletivo, e o encontrei . Segue o trecho abaixo, com os devidos créditos.


Por outro lado, a leitura é também um ato coletivo. Intelectuais falam de comunidade de leitores, comunidades interpretativas (Stanley Fish), mostrando que a relação texto-leitor é para lá de rica e complexa, como sugerem Hans Robert Jauss (1994) e Wolfgang Iser (1996). Desse modo, aquele que não lê não se afasta do mundo, mas interage com ele e se posiciona em relação a ele. Em uma palestra proferida no primeiro Congresso Brasileiro de Leitura no início dos anos 1980 em Campinas (SP), Paulo Freire relata suas primeiras experiências com a leitura, seu aprendizado lento e orgânico. Ali ele enfatiza o caráter social da leitura. Ninguém lê sozinho, mas em diálogo com os outros leitores e com a realidade. Em dado momento, Freire faz sua clássica afirmação de que “a leitura de mundo precede a leitura da palavra”. Mais do que ato solitário, a leitura é manifesto solidário, ato comunitário, também crítico, mas sobretudo sinal de comunhão. 



Gladir Cabral, em Leitura: solidão, comunhão e autoria, disponível no blog do site Ultimato, acessado em 03/08/2014.

Transcrevi esse trecho do artigo do Gladir por concordar com ele ao dizer que a leitura une as pessoas. Causa uma comoção, uma comunhão de pessoas que antes, talvez, nem mesmo se conheciam. A partir de então elas passam a dividir opiniões, pontos de vista, amores e ódios. Passam a ser uma peça-chave no nosso raciocínio ao nos fazer questionar nossas ideias e perspectivas sobre as estórias lidas, sobre as aventuras vividas e os personagens amados. Acima de tudo, a leitura proporciona a entrada num mundo utópico ou distópico, condizente ou não com a realidade, mas que de todas as formas nos leva a repensar e refletir sobre questões reais e importantes do nosso cotidiano.

A mídia digital passou a dar maior importância aos jovens leitores, recentemente. Devido ao 'boom' literário na área. Conforme noticiado, os leitores expandiram sua relação com os livros e autores. Agora ele são fãs. Eles sofrem, amam e lutam junto com suas personagens. Os livros deixaram de ser algo chato, para ser algo de colecionável, de precioso. E os novos leitores não se contentam em apenas ler, eles divulgam, criam fóruns sobre os livros, blogs, conversam boca-a-boca. Criando uma rede de contatos e um ambiente literário com o qual passam a manter um contato cada vez maior.

E pensando nisso, resolvi fazer esse post, sobre algumas páginas que conheço nesse campo, por disseminar a cultura da leitura, por agrupar e reunir aqueles vorazes e sedentos por mais e mais livros. Que compartilham suas experiências e proporcionam uma visão ainda maior do mundo literário a todos nós.

Blog: Jovens Leitores Brasil

Criado em 10 de janeiro de 2014, o blog Jovens Leitores tem como objetivo incentivar a leitura em todos os âmbitos e gêneros, além de resenhar livros e estimular outras visões para grandes obras literáriasO blog tem como foco principal transmitir conhecimento sobre todos os gêneros literários. É colaborativo. (Facebook)


Com.: Adolescentes Amantes dos Livros
Para todos os amantes dos livros, aqueles que se apaixonam pelos personagens, que se imaginam nas histórias, se identificam com frases, livros e autores... A comunidade do facebook conta com mais de 24 mil curtidas.


Não podemos deixar de incentivar também as comunidades, blogs e pages que iniciaram agora sua jornada literária, e que ainda vão passar por melhoras, amadurecimento e evolução. Que a leitura vire um hábito para todos.


Page: Jovens Leitores

Um lugar onde os Jovens Leitores podem expressar seu amor a leitura , com diversão do estilo jovem de ser. [*u*] (Facebook)



***

A tantos outros que também se aventuram na área, sucesso e... fôlego! (rsrsrs) Se dedicar a essa atividade toma tempo, dedicação e esforço. Mas é extremamente recompensador. Abraço galera!



Nenhum comentário:

Postar um comentário