Resenha: Quem é você, Alasca?
Second Point of View


Livro: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Gênero: Romance Juvenil
Editora: Martins Fontes
Páginas: 229

   Sinopse:

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".

(Sinopse padrão para Quem é você, Alasca?, disponível nas páginas online dedicadas a ela, no Skoob e na Saraiva.)


   Na contra capa:

"...se  as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão."


   Book Trailer:


   O que eu achei:

Bem pessoal, já consta aqui no site uma resenha anterior do livro, feita pela Karyne. Mas, por ser um dos livros que realmente me fizeram parar e pensar, eu tive que compartilhar o meu ponto de vista também, quando terminei a leitura. Me perdoem caso acreditem que caí na rotina, mas não o é. Me acompanhem!

Acabei de terminar a leitura do livro, e vim direto pra resenha. O que dizer? ... Começou de forma simples, e até cômica. A partir daí fui levado pra um ambiente de estudos, mas acima disso, festas e companheirismo. Conheci Miles, um cara inteligente, mas fechado e que odeia a monotonia; o "Coronel", um cara que leva a sério a regra do código de honra, e a lealdade; e conheci Alasca, uma garota divertidíssima, cheia de atitude, charme e curvas, perfeitas e sensuais curvas. Ela não é nem de longe uma garota comum, e essa garota mexeu com a cabeça de Miles de uma forma que nada até agora o tinha feito.

O livro começa por apresentar Miles, antes de sua partida para Culver Creek, uma escola em regime de internato. Ele parte em busca do Grande Talvez, de algo que preencha o vazio, daquilo que fará a entediante e monótona vida dele ter algum sentido. Ele é inteligente, mas não tem amigos, e tem o hobby de "colecionar" as últimas palavras de pessoas célebres, por acreditar que aquilo define o que a pessoa foi em vida.

Ao chegar na nova escola ele tem que se adaptar: conhecer o novo colega de quarto, fazer novos amigos, dar conta dos estudos, e como se já não fosse o suficiente, ele ainda se apaixona por Alasca, a garota mais incomum da escola. Daqui, eles partem acompanhados por álcool, festas, sexo e a eterna energia da juventude em uma trilha perigosa de vivências. Conheci cada um deles um pouco melhor, durante a leitura; e outros me foram apresentados: Lara e Takumi. E o quinteto fantástico estava formado! Muita coisa aconteceria então.

   O que mais gostei:

O livro me deixou perplexo. Sério! Minhas expectativas não eram altas, e fui pego desprevinido. A contagem do tempo, capítulo por capítulo era provocante, e instigante. Me fazia pensar pensar o que diabos estava para acontecer. E aconteceu... Quem é você, Alasca?, é uma estória sobre o desenvolvimento na adolescência, sobre os dramas, as festas, os amigos. Sobre as descobertas, e acima de tudo, sobre o amadurecimento. Houve momentos de alívio cômico, em que deitei na cama e ri tanto que doeu. E também momentos tristes e reflexivos, que me fizeram derramar várias lágrimas. O autor (John Green!!) desenvolveu bem a história, de modo que não fica cansativa, nem monótona. Ele nos fez amar os personagens, e querer reter um pedacinho de todos eles conosco, principalmente de Alasca... e me vi perguntando o que eu (Isso mesmo, EU!), poderia ter feito por Alasca.

Mas acima disso, o romance é atual. É um contexto possível e real. Temos amigos e colegas que se enquadram nos papéis de todos os personagens do livro. E até mesmo as circunstâncias não são diferentes. Elas são possíveis. O que requer um tempo para reflexão sobre nossos atos, responsabilidades, e influência sobre o próximo.

   O que não gostei:

Bem, exceto o acontecido, nada. O livro foi muito bem estruturado. Apenas, triste...

   Citação Preferida:


*****


12 comentários:

  1. Oi Ricardo, tudo bem?
    Eu acho Alasca muito, infinitamente melhor que ACEDE. É lindo demais, é triste, é humano, é engraçado, é perfeito!
    Adorei sua resenha!

    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Érica! Tudo ótimo. Meio de ressaca por causa de Alasca, mas tudo bem... Eu realmente gostei do livro mesmo. E tanto ele quanto ACEDE são bons, à sua maneira. E ambos tristes. Obrigado pela visita! Abraço!

      Excluir
  2. Esse é um dos meu livros favoritos do John Green, apesar de algumas pessoas não terem gostado muito da história.
    Eu adorei a resenha, sucesso com o blog.
    Bjs.

    http://escritorawhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bruna!! Realmente, segue uma linha diferente de ACEDE, mas tão bom quanto. Bem profundo.

      Excluir
  3. E aí, tudo bem??
    Nossa, eu adoro esse livro, realmente muito bom! Uma das minhas partes favoritas foi o trote do final ^^ foi hilário! Hahahah
    Gostei muito do seu blog, já estou seguindo para acompanhar as novidades =)
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *------* Realmente Guilherme, foi a nível Memorial Alasca Young!! OMG Seguindo você também! Abraço!

      Excluir
  4. Muita gente detesta esse livro, mas eu amo! Acho diferente e muito real, é um dos meus preferidos!
    Beijos
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem bacana mesmo, ele não é um clichê (embora deva confessar que estou ficando meio cansado por tantos autores decidirem matar seus personagens... :'( ). ^^

      Excluir
  5. Não li A Culpa é das Estrelas. Tenho que confessar que acabei de dizer ali em outro blog que tenho 'preconceito' com coisas que fazem sucesso demais: Acabo me afastando delas, daí o ideal é conhecê-las antes que se tornem tão famosas. Rsrs..
    Gostei da resenha, fiquei com vontade do livro. Acho que já disse isso em outra resenha sua, porque você escreve muito bem!
    E, sobretudo, tenho uma sobrinha-filha de 15, e acho que vai cair como uma luva pro momento dela. Excelente resenha... de novo!
    Abraços...

    http://www.annarios.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Anna!! É bom vê-la aqui de novo!! :D Sim, eu concordo com você nisso. Eu fiquei muito receoso em ler "ACEDE", assim como "50 Tons" e "Game of Thrones", mas posso te garantir que valeu a pena. Pra quem já é acostumado a ler, essa mudança de temática é menos radical. É claro que acabamos sendo mais sensíveis aos fatos na história, mas depois de um tempo pra refletir, vemos o contexto geral e entendemos tudo. Creio que cada livro nos proporciona um clima, uma vivência. E um pouco de cada, nos molda. Abração! Espero vê-la mais vezes!!

      Excluir
  6. Muita gente não gosta desse livro, mas eu acho um dos melhores do Green! Paraéns pela resenha e pelo blog!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, o Green foca muito em histórias adolescentes em diferentes problemáticas e circunstâncias. É agradável de ler. Obrigado pela visita, e volte outras vezes!!

      Excluir