Projeto Conhecendo os autores e suas Obras: JC Ponzi

A segunda autora a participar do projeto é a JC Ponzi, uma autora brasileira maravilhosa, que me conquistou com a sua obra. E que está presente sempre nos nossos eventos. Para ler a primeira entrevista, feita com a Tatiana Amaral, clique aqui. E para ler a resenha de Seduzida pelo Perigo, acesse aqui.  

JC Ponzi é uma criativa carioca de 32 anos. É advogada e sempre adorou escrever. Em 2009, quando começou a publicar suas histórias na internet, descobriu que adorava compartilhar as ideias com os outros, tendo angariado muitos leitores fiéis evencido diversos concursos. Mora no Rio de Janeiro com o marido - que ela adjetiva como sua maior inspiração - e um doce buldogue francês. É autora de Seduzida pelo Perigo.
Conheci a JC no dia 17 de maio, no lançamento de Função CEO: A Descoberta do Prazer (da autora Tatiana Amaral) aqui no Rio. Ela foi ao lançamento e fez a divulgação da sua obra lá, que me chamou muita atenção. Depois do lançamento do livro, fechei uma parceria com ela e chamei ela para participar do meu primeiro evento dedicado totalmente a literatura nacional, no qual aceitou e fez um enorme sucesso no dia.
Como teremos um evento dedicado a Seduzida (no dia 27 de setembro, aqui no Rio de Janeiro), fiz uma entrevista com ela para animar ainda mais os leitores pro dia.
Conte um pouquinho para a gente de você. 
Eu sou carioca, advogada e pisciana. Falo meu signo porque ele define muitas de minhas outras características: romântica, sonhadora, sofredora (adoro um drama! Rs)... Sou completamente apaixonada por animais! Herdei o amor pela leitura de minha mãe, que desde muito nova me presenteava com livros e gostava de ouvir minhas impressões sobre as histórias. Cheguei a rabiscar algumas páginas na adolescência, mas foi em 2009 que surgiu com força a vontade de colocar em palavras todas as ideias que tinha em minha cabeça. Também adoro filmes e seriados!

Em Seduzida pelo Perigo, você traz uma história bem diferente de tudo o que já li. Como surgiu a ideia desse livro?
Normalmente minhas ideias surgem à noite, quando deito a cabeça no travesseiro para dormir (ou tentar rs). A ideia da jovem órfã, de personalidade forte, que recebe uma notícia que tira sua rotina dos trilhos e acaba se envolvendo com o perigo para proteger alguém que ama surgiu com tanta força que me levantei, fui para o computador e comecei a escrever. Diferentemente do que acontece normalmente, o título veio com facilidade. É um pouco difícil de explicar, a inspiração surge e eu vou exteriorizando. Como gosto muito de drama, suspense e romance, a ideia surgiu recheada dos três estilos
Sempre tenho curiosidade de saber como os nomes dos personagens, como você fez para escolher os nomes?
Como Seduzida Pelo Perigo era meu primeiro “filho”, quis que alguns personagens tivessem um valor sentimental ainda maior do que o já esperado. O nome do personagem principal, Leonard Clarke, foi uma homenagem ao meu marido, Leonardo. Catherine é um nome que sempre achei lindo – tanto que, no universo das Fanfics, meu pseudônimo era Cat – e aproveitei a oportunidade para usá-lo. E existem outros personagens que foram homenagens à amigas queridas, também. 
O processo de publicação foi: tive a ideia, escrevi e agora vou mandar pra editora?
Não. Como a história era inicialmente postada na internet, eu já possuía algumas leitoras fiéis que eram apaixonadas pelo Demolidor, como elas costumam chamar carinhosamente o personagem principal. Rs. E eu sempre recebia recados de incentivo dessas leitoras, dizendo que a história devia virar livro, que queriam guardar a história para sempre na prateleira. Assim, quando uma editora estava com meu manuscrito em mãos, essas leitoras maravilhosas se uniram e, logo, a editora aprovou a obra e o livro foi publicado!
Não sei se todos sabem, mas você escrevia fanfics antes. 

Suas fanfics eram no mesmo estilo do seu livro ou foi uma virada totalmente diferente?
Sim, é verdade e me orgulho muito disso! Quando conheci o universo das Fanfics, em 2009, fiquei encantada – nada melhor do que ter contato infinito com seus personagens preferidos após uma ressaca literária! Escrevi diversas Fics, dentre elas, Seduzida Pelo Perigo, que fez muito sucesso e que, para minha extrema felicidade, foi publicada, tornando realidade o sonho de me tornar escritora. Mas nem todas as minhas histórias seguem o estilo suspense/contemporâneo, todas tem estilos variados. Como já confessei, não resisto a um bom drama, então algumas possuíam boas cenas dramáticas. 

Tem alguma coisa que você se inspira para escrever ou criar algum personagem?
As personalidades dos personagens são uma mistura de características de pessoas que fazem ou já fizeram parte de minha vida. Nunca me inspirei em apenas uma pessoa para compor um personagem; mesclo características inventadas com outras roubadas de amigos, por exemplo.
Leonard Clarke é... Meu Deus! Ele é tudo! Você queria que ficassemos loucas enquanto liamos o livro ou foi apenas a criação de um amor para Cath?
Na verdade, Leonard Clarke surgiu pronto em minha epifania, e admito que na mesma hora eu soube que minhas leitoras iam se apaixonar por ele, pois é o tipo de personagem pelo qual eu também me apaixonaria. E me apaixonei, na verdade. Foi maravilhoso escrevê-lo, com suas contradições e batalhas internas. É muito engraçado ver as leitoras uma hora odiando, outra hora amando Leonard.
Tem outros projetos pela frente? Se sim, conte um pouquinho.
Sim, claro! Sempre! Rs. Bem, como muitas leitoras vivem me ‘pedindo uma continuação de Seduzida Pelo Perigo, ou algum extra do casal, comecei a escrever a história pela versão dele. Estou também em processo de revisão de uma outra história, repleta de drama e romance. E tenho mil outros projetos em mente, brigando para ver qual sai primeiro! 

Já teve alguma loucura de leitor que fizeram a você?
Tenho os melhores leitores do mundo! Eles me enchem de carinho diariamente! Já ganhei diversos mimos, cartazes, cartinhas, bombons... Meus leitores mais antigos, então, já quase me mataram de felicidade com festas surpresas no aniversário, vídeos carinhosos, montagens lindas! 
Você lançou recentemente um novo livro na Amazon, como foi o processo de criação dele? E fale um pouquinho da história do livro.
Na verdade é um conto, chamado Desde Sempre. Para Sempre. Conta a história de Dani, uma carioca de quase trinta anos que, apesar de muito procurar, ainda não encontrou o amor verdadeiro. Após mais uma decepção amorosa, percebe que a vida de solteira começa a perder seus encantos. Um dia, navegando na internet, conhece O Sonhador, um homem misterioso com quem descobre ter diversas afinidades. Dia a dia, noite a noite, na medida em que conversam e trocam confidências, a amizade se fortalece e um novo sentimento começa a surgir. A ideia surgiu quando eu estava no metrô, e duas jovens conversavam sobre como estavam cansadas de balada e como estava difícil encontrar alguém especial. 
Tem algum recado para dar aos leitores?
Queria apenas agradecer por todo o carinho que recebo e dizer que adoro cada comentário, cada feedback, cada crítica. Como sempre digo e não canso de repetir, vocês são meu combustível. Cada um que lê uma história minha leva um pouco de mim consigo, e é muito gratificante receber tanta energia positiva de volta. Obrigada! Amo vocês!

A próxima entrevistada ainda é surpresa... aguardem novidades :)

2 comentários:

  1. Eu adorei a entrevista com a autora, ela me pareceu ser bem simpática. E bateu uma vontade de ler o livro.
    Bjs e sucesso com o blog!

    http://escritorawhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela é bem simpática. Leia mesmo, o livro é maravilhoso e você vai ficar encantada: http://www.escambauvirtual.com/produtos-index/categorias/1178394/seduzida_pelo_perigo.html

      Obrigada, sucesso com o seu também :)

      Excluir