Resenha: O Ciclo da Morte


Livro: O Ciclo da Morte
Autor: Thais Lopes
Gênero: Fantasia Urbana
Editora: Senhor da Lenda
Páginas: 359

Ok, depois de tanto tempo anunciada a parceria, semana de divulgação e vidas a espera desta resenha, vocês podem gritar "Finalmente!!" hahaha Ansiosos? Vamos lá!!

   Sinopse:

Um anúncio de aluguel faz com que Lucio, um vampiro caçado pelo primogênito de sua raça, conheça Kelene. Mas ela não é apenas uma jovem humana, da mesma forma que Lucio não é um vampiro qualquer. 
O que Kelene não imaginava era que Lucio estivesse ligado a uma figura de seu passado, e que uma armadilha antiga estivesse de volta. 
O que Lucio não esperava era que Kelene fosse a arma que precisavam para destruí-lo, ele que estava além da própria Morte. 
Quando a verdade começa a vir à tona, não há como fugir. As respostas estão no passado, entre as memórias proibidas de Lucio e os segredos que transformaram Kelene no que ela é. Mas o que alguém pode fazer quando a própria Morte está ameaçada?


   Na Contra Capa:
A contracapa é a sinopse oficial do livro, portanto aqui deixarei para vocês o conteúdo da orelha:

Eu sabia bem que a puria era apenas uma forma de manter o medo sob controle. Era mais fácil estar furiosa que amedrontada. Meu maior temor estava de volta, aquela suspeita que crescera em mim durante tanto tempo. Eu estava vivendo uma armadilha.

Mas eu nunca havia pensado que podia estar em perigo com o sol alto e forte. Aparentemente, estava enganada. Em uma sombra de movimento, fui arrastada para um beco, fora da visão da rua, em velocidade vampírica. Uma mão forte me segurava pelo pescoço, e eu sabia que seria inútil me debater.

— Olá, Kelene. —  disse a voz aveludada que eu conhecia tão bem. —  Pensei que fugiria de mim, mas vejo que veio diretamente ao meu encontro.

   BookTrailer:


   O que eu achei:

Apesar do que pode parecer pela Sinopse oficial, este não é um livro sobre romance e o modo como um vampiro e uma humana (ou quase isso) precisam ultrapassar todas as barreiras para ficarem juntos no final com seu "felizes para sempre". É muito mais do que isso, é uma história sobre a Morte, sobre segredos e sobre, até mesmo, uma guerra.

O Ciclo da Morte nos traz um universo onde humanos e seres sobrenaturais como fadas, demônios, lobisomens e vampiros convivem juntos, mas em nem tanta harmonia quanto gostaríamos que fosse. A situação entre os humanos e os povos do chamado "Outro Mundo" está se tornando cada vez mais complicada. Dentre estes povos, o mais temido é a raça vampírica, não apenas pelos humanos quanto também pelos outros seres sobrenaturais. É como se existisse uma espécie de "racismo" para com eles.Mas não para Kelene. Ela, uma aparentemente simples garota humana, estudante universitária, não tem preconceitos quanto aos povos do Outro Mundo, na verdade, nossa heroína já conviveu mais com eles do que qualquer outro humano poderia ter ideia.

"Mesmo com todas as oportunidades que as raças não-humanas ofereciam, os humanos ainda tinham medo demais daquilo que não compreendiam... Daquilo que não se submetia a eles. E então os isolavam, segregavam, mas o Outro Mundo era persistente e não voltaria a se esconder." [p. 21]

Ao colocar um anúncio de aluguel, chama atenção do Vampiro Lucio, um dos primogênitos que há anos vem renegando sua raça, evitando principalmente seu irmão e inimigo Seth, o outro primogênito. Apesar de temer pela segurança da humana -- afinal o que aconteceria se ele se visse faminto e perdesse o controle? -- a situação entre os povos vem se agravando de tal modo que nem mesmo uma residência descente ele seria capaz de conseguir e era isso que Kelene oferecia.

Quando se conhecem Lucio logo percebe que Kelene guarda muitos segredos, assim como ele, criando uma conexão entre ambos que vai se desenvolvendo ao longo do livro. Mas é claro que nenhum deles imagina que esta conexão na verdade é bem mais forte do que parece inicialmente, afinal, alguns destes segredos são compartilhados pelos dois.

"Você sobreviveu fugindo, mas eu sobrevivi aprendendo a não recuar." [p. 181]

Enquanto isto, a entidade mais temida pelo Outro Mundo vai se reerguendo aos poucos, ameaçando por em risco tanto as raças não-humanas quanto a humana com intenções de destruir a própria Morte. Com a ajuda de Seth eles vão ganhando cada vez mais seguidores vampiros a sua causa e nossa heroína Kelene, ligada de uma forma surpreendente a esta tal entidade conhecida como "O Inominável", e seu companheiro Lucio tentam com a ajuda dos Bruxos e dos Povos das Fadas impedir novamente a ascensão deste mal.

"Os corpos estavam em pedaços, as vísceras à mostra. Ou, pelo menos, o que restava delas. O sangue havia secado nas ruas e animais de carniça estavam por toda parte, limpando o banquete que o Inominável havia deixado para eles."  [p. 271]

O livro é narrado em primeira pessoa tanto por Kelene como por Lucio, com alguns poucos capítulos narrados pela Morte (melhor personagem <3). A narrativa é leve, de fácil entendimento e completamente viciante. É claro que por ser um livro com um toque de mistério, há coisas que ficam meio por alto durante um capítulo ou outra, porém, todas as perguntas são respondidas ao longo do desenvolvimento. Todos os parênteses abertos são fechados em algum momento, dando ao leitor uma sensação de encerramento incrível, do tipo que nos dá paz por não ter que ficar meses  num desespero profundo a espera de uma "lasquinha" que seja do próximo livro para matar nossa ansiedade hahaha

   O que mais gostei:

Nossa heroína, Kelene, é forte como toda heroína deveria ser. Segura de si, independente, corajosa e sem "frescurices" ou crises existenciais. Ela sabe exatamente do que é capaz e quando quer algo, não há nada que a impeça de conseguir. É como se ela emanasse uma aura de poder e coragem, coisa extremamente necessária em líderes como ela virá a se tornar durante a batalha com o Inominável.

Lucio, apesar de não ser o principal, também é o nosso herói. O tipo de vampiro que faria Drácula sair do caixão só pra dar um "joinha" hahaha. Tão forte quanto Kelene, intimidador, respeitado, poderoso, protetor, são qualidades que não faltam a ele, mas não para por aí... Além de isso tudo, ele é um deus de tão lindo e perfeito! Povos do Outro Mundo, por favor, apareçam logo para que eu possa ter um Lucio só pra mim, ok? Obrigada! 

Os personagens secundários também são incríveis, cada um com sua importância, como a Morte ou Avés, um sidhe pertencente aos povos das fadas.

Também adorei a maneira como tudo se desenrolou, a firmeza da escrita e todas as revelações (que por sinal foram muitas) ao longo da leitura. O final é incrível e de tirar o fôlego, condiz perfeitamente ao título e a narrativa, não é apenas um final aberto e sem nexo como já vi muitas vezes em primeiros volumes de séries...

   Citação Preferida:

"A morte deveria estar acima da fraqueza dos mortais. E agora, a Morte se lembraria que um dia havia sido mortal, e que nem mesmo ela seria eterna."




Por fim, gostaria de agradecer a Thais pela parceria e por ser uma pessoa tão legal e paciente, porque as vezes eu sou uma pessoa enrolada e aí acabo esquecendo de algumas coisas, principalmente de responder às mensagens no Facebook. Sabe que não é por mal né, sua linda? hahaha Vários corações pra você <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 Te espero ansiosamente na Bienal do Livro aqui no Rio ano que vem! E não se esqueça de trazer a Semele também \o





Galerinha que gostou da resenha e ficou com vontade de ler o livro, ele está a venda tanto em E-book na Amazon quanto no formato físico na Página Perdida. Sigam também as Redes Sociais do livro para mais atualizações e venham para este Outro Mundo repleto de magia, mistério e suspense. Esperamos por vocês!!

Beijinhos,







5 comentários:

  1. A Semele provavelmente vai junto pq a Semele mora perto :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a Semele não for, a Semele vai ser brutalmente assassinada. Bjus no core <3 SHUAHSUAHS

      Excluir
    2. Faço minhas as palavras da Karyne huhu

      Excluir
  2. Amei *O*
    Sabe em quais livrarias o livro está disponível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie... por enquanto ta disponível só comigo mesmo, online
      www.paginaperdida.com.br/loja ou direto no facebook!

      Excluir