Resenha: Percy Jackson e os Olimpianos
O Ladrão de Raios


Livro: O Ladrão de Raios
Série: Percy Jackson e os Olimpianos
Autor: Rick Riordan
Gênero: Fantasia, Aventura, Mitologia Grega
Editora: Intrínseca
Páginas: 400

   Sinopse:

Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

(Sinopse padrão para O Ladrão de Raios, disponível nas páginas online dedicadas a ela, no Skoob, na Saraiva e na Wikipedia.)

   Na contra capa:

E se os deuses do Olimpo estivessem vivos em pleno século XXI? E se ele ainda se apaixonassem por mortais e tivessem filhos que pudessem se tornar heróis? Segundo a lenda da Antiguidade, a maior parte deles, marcados pelo destino, dificilmente passa da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

   Book Trailer:
Pessoal, não encontrei trailer book. Mas temos esse da adaptação cinematográfica que foi feita.


   O que eu achei:

Comecei a leitura da saga devido a amigos que a adoram, e como sabiam que leio tudo, acharam impossível que eu permanecesse sem conhecer essa. Já havia visto o primeiro filme, e confesso que não tinha gostado dele. Então não nutri grandes expectativas, e amores, pela obra. Mesmo assim, me vi adentrando num universo de deuses antigos, monstros e atos de heroísmo. A mitologia em si me atrai, mas me parecia meio presunçoso querer criar uma obra de fantasia que fizesse sucesso, em cima do tema.

Inicialmente, vamos ao enredo e personagens. Percy Jackson é um garoto problemático, não do tipo bad boy, mas sim do tipo disléxico e com déficit de atenção. Percy fala o que lhe vem à cabeça e vive em meio a confusões em todas as escolas por onde passa, e é provocado e enganado, quase sempre. Todos esses fatores o tornaram um garoto tímido, calado e praticamente sem amigos. Na sua atual escola, ele conta com seu colega Grover, um garoto medroso e que adora enchiladas; com o professor de latim, senhor Brunner; com a senhora Dodds professora de Iniciação à Álgebra, com a qual ele não se dá bem; e  Nancy Bobofit, sua maior inimiga nesse ambiente, uma garota valentona.

Em uma excursão ao museu, Percy se vê no meio da maior confusão de sua vida, até o momento (e olha que não foram poucas!). Salvo pelo professor, e uma espada chamada Anaklusmos, e a partir daí sendo perseguido pelos mais diversos tipos de monstros, ele se coloca rumo ao Acampamento Meio-Sangue, para descobrir quem é e qual o seu destino. Mal sabe ele no que estava se metendo... Nessa busca, Percy sofrerá uma perda horrível, mas também fará mais amigos do que poderia imaginar um dia ter. Por fim, ele descobrirá que tudo o que pensou ser mito do passado, na verdade é uma realidade bem viva, e atual; e boa parte dessa realidade o quer morto.

Partindo em uma jornada épica, atrás da verdade, e em busca da sobrevivência, ele descobrirá que o mal existe em todos, mas que na luta pelo que é certo sempre há recompensas grandiosas, a um custo.



   O que eu mais gostei:

A mitologia foi muito bem explorada, em detalhes. A história é envolvente, repleta de misticismo, aventura e ação. A cada página você se sentirá ainda mais preso no texto de Rick Riordan. Além disso, humor e drama são pesados e dosados, na medida, agradando bem. Para quem gosta de mitologia e história, é um prato cheio. Os personagens são dotados de uma personalidade que os tornam marcantes (E devo admitir, após o Percy, Annabeth é a minha favorita!).

A leitura é quase participativa! Você se sente dentro da história, ao lado de Percy e seus amigos. Porém, cuidado! O próprio Percy nos alerta no começo da história: "Se você está lendo isso porque acha que pode ser um, meu conselho é o seguinte: feche este livro agora mesmo. [...] se você se reconhecer nestas páginas, pare de ler imediatamente. Não diga que eu não avisei." As coisas não são fáceis, nada se resolve magicamente, e nem tudo dá certo. Aquela concepção que temos de deus todo-poderoso não se aplica. Como sabemos (ou, se ainda lembramos, rs) os deuses gregos não podiam interferir diretamente na vida dos mortais, e isso ainda se aplica aos tempos de Percy.

   Curiosidades:

The Lightning Thief: The Graphic Novel (O Ladrão de Raios: Graphic Novel) é o primeiro livro da série graphic novel de Percy Jackson & os Olimpianos. É uma versão em estilo de história em quadrinhos do livro original. A adaptação, feita por Robert Venditti e produzida pela editora americana Disney Hyperion (que lançou a série Percy Jackson original), foi lançada em outubro de 2010 nos EUA pela mesma editora, e em agosto de 2011 no Brasil pela editora Intrínseca.

O livro permaneceu durante 7 semanas na lista de bestsellers do jornal estadunidense The New York Times.


   Citação Preferida:


***Se você concluiu a leitura desse livro, que tal responder a enquete?***


*****
Pessoal, a saga está só começando. Vamos que vamos!! Agora somos semi-deuses!


4 comentários:

  1. Oiii Ricardo. Eu estou no terceiro livro =D
    Mas gosto dos filmes sabe. Não os acho nada fiéis, os personagens são totalmente diferentes, mas curto bastante.
    Comprei a saga e demorei um tempão pra começar a le-los. Agora estou lendo um atrás do outro. ehheheh
    Abraços
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza eles são surpreendentes! Não achei que fosse me apegar tanto. Já estou na segunda saga: Os Heróis do Olimpo. E digo mais: continue! Fica ainda melhor!

      Excluir
  2. Já li todos e estou em depressão pelo último...
    Amo essa série. É tipo a minha infância kkkkkk

    https://www.cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale do último! Comecei a ler esses dias, intercalando entre outros! x-x
      A saga de Percy como um todo, realmente me surpreendeu, e conquistou!

      Excluir