Review: Jogos Vorazes - A Esperança Parte 1


Como vocês provavelmente devem saber, "A Esperança Parte 1" é o primeiro filme de conclusão da franquia Jogos Vorazes, baseado na trilogia de mesmo nome da autora Suzanne Collins e vocês podem ler as resenhas dos livros nos seguintes links: Jogos Vorazes, Em Chamas, A Esperança

   Sinopse:

Após ser resgatada do Massacre Quaternário pela resistência ao governo tirânico do presidente Snow (Donald Sutherland), Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) está abalada. Temerosa e sem confiança, ela agora vive no Distrito 13 ao lado da mãe (Paula Malcomson) e da irmã, Prim (Willow Shields). A presidente Alma Coin (Julianne Moore) e Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman) querem que Katniss assuma o papel do tordo, o símbolo que a resistência precisa para mobilizar a população. Após uma certa relutância, Katniss aceita a proposta desde que a resistência se comprometa a resgatar Peeta Mellark (Josh Hutcherson) e os demais Vitoriosos, mantidos prisioneiros pela Capital.

   Sobre o Filme:

Primeiramente gostaria de dizer que ainda estou "no chão" com essa adaptação que, de longe, foi a melhor que já vi. Tanto dessa franquia, quanto das adaptações literárias em geral. Já fazem dois dias desde que fui ao cinema e, mesmo assim, ainda estou perplexa e em êxtase com tamanha perfeição!



Eu sou uma das pessoas que leu o livro após assistir os filmes, pois não me interessava pela trilogia de início e resolvi tirar a prova pelas adaptações. O primeiro filme foi legal, mas nada que me desse uma vontade extraordinária de ler os livros, já o segundo, Em Chamas, me fez sair do cinema completamente louca, pedindo para que todos os meus amigos me emprestassem os livros, quase surtando. ADOREI a trilogia e, apesar de quase todo mundo achar "A Esperança" mais ou menos, esse se tornou o meu preferido dos três, o que me fez esperar bastante do filme...

Ter grandes expectativas em relação a algo nunca é uma coisa boa, pois há sempre algum pequeno detalhe para te decepcionar. Isso definitivamente não acontece com "A Esperança Parte 1". Com atuações incríveis, um cenário maravilhoso e tensões do início ao fim, esse com certeza foi o filme mais "derrubador de forninhos" do ano.

O filme começa com a Katniss citando um de seus famosos mantras "Meu nome é Katniss Everdeen. Tenho dezessete anos. O meu lar é o destrito 12..." escondida em algum lugar do D13 e depois sendo sedada e levada a ala hospitalar. Ao contrário do livro, o tempo em que as coisas acontecem no filme é mais acelerado, logo ela não fica em remissão por muito tempo com todas aquelas idas e vindas e assim que nossa Garota em Chamas acorda, Plutarch e a Presidente Coin dizem a ela como deverá ser o Tordo, o líder da Revolução o que, é claro, ela nega.

Porém, após um programa da Capital com a participação especial de Peeta Mellark, ela decide ser "O Tordo" para salvá-lo. A declaração de Peeta ia contra o que os rebeldes acreditavam, fazendo com que ele fosse taxado como traidor por todo o Distrito 13 e é aí que as coisas começam a realmente ficar interessantes, é aí que toda a ação e os gritos no cinema e os pulos da cadeira e o cerrar as mãos num punho para conter a aflição e o arrancar os cabelos porque "meu deus que filme é esse, socorrrrro" começa.

  Filme x Livro
'
O filme baseado em um livro é chamado de adaptação não "cópia 100% igual sem qualquer modificação do livro", portanto não se iludam e esperem que seja assim, pois não é. Apesar de ter sido bem fiel, houveram mudanças sim, mas gostei bastante delas. Seguem as principais:

Effie no D13: No livro, a equipe de preparação de Katniss é capturada pelo 13 e forçada a acompanhar Katniss durante todo o processo de "Ser O Tordo", mas no filme quem assume esse papel é nossa queridíssima Effie

Exigências do Tordo: Enquanto no livro, Katniss faz uma série de exigências, tais como manter o gato de sua irmã, caçar com Gale, imunidade aos Vitoriosos, o perdão de Peeta e matar Snow. No filme não é solicitada a morte de Snow e nem mesmo caçar com o Gale, isso a Presidente Coin oferece mais tarde, sem que haja alguma exigência pelo acordo do Tordo.

Missão de Resgate: Quando Boggs e sua equipe vai até a capital resgatar os Vitoriosos, tudo é passado na Sala de Comando do D13 e Katniss assiste junto com Coin, Plutarch, Haymitch e Beetee, quando no livro ela é sedada até que tudo passe. Uma das coisas mais legais sobre essa cena é que, ao mesmo tempo que vemos a equipe adentrar na capital, podemos também acompanhar os segredos que Finnick conta  e a reação de Katniss a tudo isso.

Finnick: Nosso amado símbolo sexual do Distrito de Pesca perdeu um pouco seu brilho nesse filme, tendo muitas poucas cenas e com muitas poucas falas. Eu senti bastante falta por ele ser meu preferido, porém acho que não seja uma mudança tão relevante assim para o resto dos fãs. PS: não tem Finnick de cueca ~~todos choram~~

  Atuações:

Para concluir, gostaria de falar um pouco mais sobre as atuações, mas principalmente as de Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson.

Todos os atores foram excepcionais, combinando perfeitamente com seus personagens e trazendo-os a vida de maneira que parecia que Suzanne se inspirou neles para escrever os livros e não que eles estavam apenas representando um papel. De todos os "secundários", os que tiveram a melhor atuação foram: Cressida, Finnick e Alma Coin.

Com todos os papeis malucos que a Jenn já fez durante sua carreira, nós já sabemos exatamente do que ela é capaz e não tivemos qualquer decepção neste filme. Ela conseguiu interpretar de forma magnífica todas as emoções de Katniss, que foram muitas, de tristeza à indiferença à felicidade ao ódio, em nenhum momento nossa querida Jenn deixou a desejar.

Quanto ao Josh... não sei nem como começar a descrever sua atuação. Excepcional, surpreendente, sensacional, brilhante, magnífica, nenhuma dessas palavras poderia descrever o que foi ver a sua transformação de "menino bonzinho" para "arma da capital". Suas cenas não devem ter somado nem 20 minutos em um filme de 2h de duração, mas com toda certeza ele foi o maior destaque de todos. A dor e o ódio que ele demonstrava eram quase palpáveis, eu, sinceramente, não esperava isso dele. Me surpreenderia se ele não ganhasse o próximo Oscas, ou o título de dono do mundo hahaha



Então, tributada linda, é isso. Espero que tenham gostado tanto do filme quanto da resenha. Amanhã irei ao cinema novamente, preciso ver tudo aquilo de novo! Não sei se aguentarei um ano de espera para a parte dois :(

Deixo aqui o trailer final oficial e também alguns comentários que fiz no Facebook ao sair da sessão.

10 comentários:

  1. Respostas
    1. A resenha ficou incrível, mas ao contrário da Karyne eu não gostei do filme hahah Nem cheguei a ver Em Chamas, então eu apenas digo que não gostei e fico quieta, porque não tenho bases para fazer uma bela resenha ;)

      Excluir
  2. Ansiosa pra ver!! E isso só me deu vontade de ver mais

    ResponderExcluir
  3. Realmente, esse filme não decepcionou em NADA. Pelo contrário, superou todas as minhas expectativas. As mudanças feitas não prejudicaram, apenas melhoraram ou foram neutras no filme. Também senti falta do Finnick, mas acho que ele ganhará mais destaque no próximo filme (infelizmente).
    Adorei a review!
    Beijos.

    www.offtobookland.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse filme..
    AInda nao li os livros e está na lista

    ResponderExcluir
  5. Não li os livros, mas vi todos os filmes até agora, só falta esse!!!

    ResponderExcluir
  6. Muuito boa a review, já vi o filme e concordo com tudo :D

    ResponderExcluir
  7. Boa saga! Agrada adolescentes e adultos! Vale a pena ler e assistir.

    ResponderExcluir