Resenha: A Elite


Livro: A Elite
Série: A Seleção
Autor: Kiera Cass
Gênero: Romance, Distopia, Fantasia
Editora: Seguinte
Páginas: 360

   Sinopse:

A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe Maxon e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com Maxon, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego, e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto, dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos.
America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. E enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo — e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz.

(Sinopse padrão para A Elite, disponível nas páginas online dedicadas a ela, no Skoob e Saraiva.)

   Na contra capa:

Não se sentia capaz de ser princesa.
Não queria abandonar Aspen.
Não sabia o que fazer.

   Book Trailer:

Na ausência de um original, encontrei esse fan made pessoal, a trilha sonora é linda.



   O que eu achei:




Bem, essa foi minha reação, e isso diz tudo, certo?! Foi exatamente assim. Na minha humilde opinião, o segundo livro da série ficou muito bom, excelente. Vamos ver o que mudou.

A seleção se estreitou, muitas das participantes já foram eliminadas. E a segunda etapa começou, a Elite; Apenas seis garotas ficaram no castelo: Natalie, Celeste, Elise, Marlee, Kriss e nossa querida e infortunada, America. A disputa está num nível de estresse muito alto, algumas delas não jogam pelas regras, outras buscam o poder, e em meio a tudo isso, America busca ajudar sua família, e resolver os dilemas em seu coração. Mas, nem tudo são pedras. America conquista amigos leais, e descobre que na posição certa, ela pode fazer uma diferença da qual nunca imaginou. Até que se depara com a realidade em Illéa, e descobre a injustiça, tirania e abandono ao qual o povo é submetido. Ela toma uma decisão que pode significar o seu fim na seleção, mas que demonstra toda a sua essência e personalidade.

Essa segunda parte da obra (é uma trilogia, precedida por A Seleção, e seguida por A Escolha), aborda America na segunda parte do concurso, suas decisões envolvendo Aspen e Maxon. Suas preocupações com a família, e mais tarde, com a nação de Illéa. Ela se vê num papel com o qual nunca sonhou. Também nos expõe mais profundamente sobre as participantes que restam, sobre a realeza, e abre alas para uma parte da trama que ainda estava oculta, até agora.

Não se enganem, quem terminar de ler A Elite irá querer ler A Escolha o mais rápido possível. Não façam Illéa esperar! Boa leitura a todos!

   O que mais gostei:

O livro expandiu os horizontes que tinha até então, sobre toda a estória. Vi como, de fato, aquela sociedade não funcionava, e que a intenção de trabalhar pelo bem comum, e não de uma minoria, é o primeiro passo para as mudanças. Mas que também é preciso coragem para expor suas crenças, e lutar pelo próximo. Está recheado de circunstâncias que me fizeram (e creio que farão também a vocês), lembrar de como tratamos os outros em nossa convivência no cotidiano. E que amigos são para todas as horas! 

   O que não gostei:

Então... lembram daquela mania que eu tenho de falar alto, e sozinho, no meu quarto, por causa de algumas características que encontro nas personagens? ... Aconteceu mais uma vez. America se mostrou mais firme perante suas convicções, e adorei isso. Mas continua indecisa em seu amor pelo príncipe, e seus sentimentos por Aspen.


   Citação Preferida:


*****


Pessoal, acreditar em si mesmo é fundamental. Acreditar nas mudanças, e no poder de uma atitude, e não apenas palavras, é o segundo. Sigam em frente! Abraços a todos!


4 comentários:

  1. Ótima resenha! Minhas amigas tbm falam q a indecisão dela é o "chato" do livro.

    https://www.cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, isso pode chatear algumas pessoas. Mas, no fim das contas, o saldo é positivo. Obrigado pela visita Matheus.

      Excluir
  2. Oi Ricardo,
    ótima resenha, não li nenhum dos livros dessa série mas creio que leria sim mas não no momento.

    Beijos!
    Marília Lopes
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hwy Marília! Que bom, foram anunciados dois novos para a série, além dos contos. Tem coisa boa vindo aí! Abração!

      Excluir