Resenha: Contos da Seleção
O Príncipe e O Guarda


Livro: Contos da Seleção - O Príncipe e O Guarda
Autor(a): Kiera Cass
Gênero: Romance, Distopia, Fantasia
Editora: Seguinte
Páginas: 264

   Sinopse:

Os dois contos que se passam no universo criado por Kiera Cass, autora da trilogia A Seleção, agora estão disponíveis em edição impressa. Em “O Príncipe e O Guarda”, o leitor pode acompanhar de perto os pensamentos e emoções dos dois homens que lutam pelo amor de America Singer. Antes de America chegar ao palácio, já havia outra garota na vida do príncipe Maxon. O conto O príncipe não só proporciona um vislumbre das reflexões de Maxon nos dias que antecedem a Seleção, como também revela mais um pouco sobre a família real e as dinâmicas internas do palácio. Descobrimos como era a vida do príncipe antes da competição, suas expectativas e inseguranças, assim como suas primeiras impressões quando as trinta e cinco garotas chegam. Para America, a vida antes da Seleção também era muito diferente. A começar pelo fato de que ela estava completamente apaixonada por um garoto chamado Aspen Leger. Criado como um Seis, ele nunca imaginou que acabaria se tornando membro da guarda do palácio. Em O guarda, acompanhamos Aspen a partir do momento que o grupo de trinta e cinco garotas da Seleção é reduzido para a Elite, conhecemos sua rotina dentro das paredes da casa da família real — e as verdades sobre esse mundo que America nunca chegou a conhecer. Leitura indispensável para os fãs de A Seleção, esta antologia inclui, ainda, um final estendido do conto O Príncipe; conteúdos extras exclusivos, como uma entrevista com a autora e dados inéditos sobre os personagens; além dos três primeiros capítulos de A escolha, o aguardado desfecho da trilogia, que será lançado em maio de 2014.

(Sinopse padrão para Contos da Seleção - O Príncipe e O Guarda, disponível nas páginas online dedicadas a ele, no Skoob, e na Saraiva.)

   Na contra capa:

"Antes de a Seleção começar...
Aspen era o namorado secreto de America.
E havia outra garota na vida do príncipe Maxon."

   O que eu achei:

Tenho amigos que não veem muito sentido ou graça em ler complementos que são lançados como conteúdo adicional para as obras principais. Eu, entretanto, simplesmente adoro a ideia. Saber mais sobre o universo (mundo fictício) que o autor(a) criou é sempre enriquecedor. Muitas histórias (vide Harry Potter, Percy Jackson, etc.) tem livros adicionais aos principais, sejam contos, ou em outros formatos. E isso fornece um background, um sem número de detalhes que lhe dá um '360' sobre toda a história! Com A Seleção não poderia ser diferente! Primeiro a autora lançou cada conto separado, 'O Príncipe' (já resenhado aqui), e 'O Guarda'. E por fim lançou eles numa coletânea, que é este livro: 'Contos da Seleção O Príncipe e O Guarda'.

A primeira metade do livro trata do conto 'O Príncipe'. E como já temos a resenha individual dele publicada no blog, eu decidi resenhar apenas o final extentido do mesmo, e o segundo conto, 'O Guarda'.

Tanto o final extendido de 'O Príncipe', quanto o conto 'O Guarda', não decepcionam. Complementam de forma clara, e com um ótimo encaixe, a história principal. A seção de extras é de encher os olhos, e de dar água na boca, com tantas informações deliciosas. Ah, e tem também uma entrevista com a autora!

Caso queiram relembrar os livros, temos a resenha de todos da história principal, nos links abaixo.

   O que mais gostei:

A história segue fluída e, se por um lado já conhecemos o background da vida de Maxon antes da Seleção (através de seu conto, 'O Príncipe'), por outro agora iremos conhecer mais sobre a vida de Aspen após sua entrada na guarda do castelo, e sobre como as outras pessoas veem America, em sua posição de selecionada.

O final extendido de 'O Príncipe' nos dá alguns acréscimos na personalidade de Maxon e do começo de seu relacionamento com as selecionadas e America. Mostrando o modo como ele lidou com as primeiras garotas a serem mandadas de volta para casa (quem não queria saber exatamente como ele se decidiu tão rapida e inusitadamente a esse respeito?!), e uma das atitudes inadequadas (porém totalmente justificada!) de america para com Maxon.

Já o conto de Aspen, nos dá detalhes sobre sua rotina como guarda do castelo, seu relacionamento com outros funcionários, seus sentimentos ainda bem vivos por America e seu ponto de vista sob o governo.

Os pontos-chave ao meu ver estão em determinadas partes, que vou relatar superficialmente para não correr o risco de estragar a surpresa para vocês. Primeiro, um personagem inesperado aparece para ajudar Aspen, e apesar de não ser nomeado oficialmente, se você for um leitor atento de A Seleção (como um todo), irá decifrar quem é rapidamente. Segundo, as criadas de America (Anne, Lucy e Mary) se afeiçoam a Aspen, e por vezes vão visitá-lo para ver como está, ou levar-lhe algum lanche. Terceiro, o modo como todos (funcionários, povo, guardas, etc.) passam a observar America é incrível: eles vão gradualmente se dando conta da força, da ousadia, da coragem que America possui, e quão boas e sinceras são suas intenções. Quarto, houve um encontro mais do que inesperado dos pais de Celeste com os pais de America, e saiu veneno destilado dele, além de outras coisas, digamos que Celeste teve a quem puxar. Quinto, foi descrito um pouco mais do trabalho do príncipe, e de como o rei tratava seu filho. E posso encerrar falando sobre uma atitude extremamente nobre e bondosa da parte de Aspen, que pensa sempre no bem do próximo.

Porém, a minha parte favorita do conto de Aspen é o relato sobre o julgamento de Marlee e Woodwork! O background oferecido pelo conto acrescentou uma emoção ainda maior ao que já havia sentido no relato feito por America, além de fornecer o ponto de vista de outras pessoas sobre esse evento.

   Extras:

O mais legal do livro de contos é a seção de extras, repleta de informações e complementos sobre a história. Então, é uma obrigação e responsabilidade minha, para com os fãs da série, compartilhar o conteúdo dessa seção!

Entrevista com Kiera Cass
  Kiera Cass também deu uma entrevista, fornecendo mais informações sobre si mesma, e sobre sua obra: como personagens favoritas, inspirações e outros detalhe. Confira um resumo:

#Kiera contou que é uma leitora desde que se lembra! Dizendo ainda que ler é uma boa maneira dela lidar com os problemas.

#Seu lanche preferido é Coca-Cola Zero e Wheat This.

#America tem sua história inspirada em Ester (Bíblia) e Cinderela (Disney).

#Os personagens de A Seleção tem seus nomes retirados principalmente dos nomes que foram descartados para os seus filhos, além de nomes de amigos e fãs/leitores (ao menos 5 nomes dos personagens, são de fãs!). 

#Metade do livro 'A Elite' foi descartado! E duas vezes!

#May é a personagem favorita de Kiera.

#Houve um final diferente para America porém, este final foi descartado depois pela autora.

#Kiera também foi o máximo ao falar sobre a mudança de postura das personagens, uma espécie de antes e depois, confira:

America: A Seleção: "Não me force a fazer isso."
                 A Elite: "Ei, então eu posso fazer isso?"

MaxonA Seleção: "Espero que elas gostem de mim."
                 A Elite: "E agora? De quem eu gosto?"

AspenA Seleção: "Eu nunca vou desistir de você."
                 A Elite: "Por favor, não desista de mim."


*****

* Lista Completa das Selecionadas

Nome Distrito Casta Nome Distrito Casta
Marlee Tames Kent 4 Elizabeth O'Brien Fennley 3
Elayna Stoles Hansport 3 Natalie Luca Bankston 4
Tuesday Keeper Waverly 4 Lyssa Bow Whites 5
Olivia Witts Zuni 3 Hannah Carver Bonita 5
Fiona Cstley Paloma 3 Elise Whisks Angeles 4
Celeste Newsome Clermont 2 Jenna Banks Midston 3
Emmica Brass Tammins 4 Clarissa Kelley Belcourt 2
Samantha Lowell Sonage3 C. C. Lands St. George4
Tiny Lee Dakota 3 Laila Toil Panamá 4
Kriss Ambers Columbia 3 Reeli Tanner Denbeigh 4
Bariel Pratt Sota 2 Camille Astor Baffin 2
Ashley Brouillette Allens3 Mia Blue Ottaro3
Janele Stanton Likely 3 Mikaela Coveny Calgary 3
Amy Everheart Atlin 3 Zoe Peddler Lakedon 4
Talluah Bell Hundson 2 Sosie Keeper Yukon 4
Anna Farmer Hondurágua 4 Leah Sacks Dominca 3
Kayleigh Poulin Sumner 3 America Singer Carolina 5
Emily Arnold Labrador 3 The Elite The One

*****

Lista Completa das Castas
Comentário da Kiera: "Esta é uma ideia geral de onde as profissões se encaixam no sistema de castas descrito em A Seleção. Sei que não inclui todos os empregos possíveis do planeta, mas espero que torne as divisões um pouco mais claras."

Casta 1 Realeza e Clero
Casta 2 Todas as celebridades, atletas profissionais, atores, modelos, políticos, assim como todos os oficiais.
Casta 3 Todos os tipos de educador, filósofos, inventores, escritores, cientistas de todas as éreas, médicos, veterinários, dentistas, arquitetos, bibliotecários, todos os tipos de engenheiros, terapeutas, psicólogos, cineastas, produtores musicais e advogados.
Casta 4 Fazendeiros, joalheiros, corretores de imóveis, corretores de seguros, chefe de cozinha, mestres de obra e proprietários ou sócios de empresas.
Casta 5 Músicos e cantores eruditos, todos os artistas, atores de teatro, dançarinos e artistas de circo.
Casta 6 Secretários, serventes, governantas, costureiras, balconistas, cozinheiros, motoristas.
Casta 7 Jardineiros, pedreiros, camponeses, limpadores de calhas e piscinas, quase todos os trabalhadores braçais.
Casta 8 Deficientes físicos e mentais (especialmente quando desamparados), desabrigados, viciados, fugitivos.

*****

Árvores Genealógicas
Nessa parte dos extras são apresentadas as árvores genealógicas dos três protagonistas da história, inclusive graficamente. Porém, vou apresentar apenas os detalhes mais significativos, de cada uma das três. O texto abaixo será uma transcrição, ou seja, o que foi escrito no livro, com algumas adaptações para rápida absorção. 


  #America Singer
 Apesar do status baixo, os membros da família Singer são bonitos e talentosos, e e possuem o melhor padrão de vida que os Cinco poderiam esperar. Os pais de America se conheceram no trabalho. Magda ignorou as tentativas de Shalom na esperança de se casar com alguém uma ou duas castas acima, mas acabou por sucumbir ao charme e à atenção daquele homem. Embora sempre tenha havido amor no casamento, sempre também existiu uma constante preocupação com dinheiro. Se o sistema de castas não tivesse sido implementado, o sobrenome de America seria Cohen.

  #Aspen Leger
  A mãe de Aspen foi expulsa da família sem cerimônias, ao se casar com o, na época, atendente do restaurante da família, chamado Elec Leger. Os dois viveram nas ruas por cinco meses, até conseguirem acumular dinheiro o suficiente para adquirir um pequeno apartamento. Aspen viu o pais morrer de uma doença desconehcida, já que eles eram pobres demais para pagar uma consulta ao médico. Lena lamentou profundamente a morte do marido, mas com sete filhos para criar, trabalhou feito uma condenada, nunca se arrependendo de suas escolhas. Antes do sistema de castas, o sobrenome dos Leger era Huntington.

  #Maxon Schreave
  Os Schreave padecem do típico drama das famílias reais. Com o moral da nação prejudicado e uma massa de cidadãos insatisfeitos com o recém-criado sistema de castas, Gregory começou a seleção para começar uma nova linhagem real e acalmar o povo. A primeire seleção, porém, foi uma armação total. Damon dormiu com metade das garotas para depois dispensá-las no dia seguinte. Grace ganhou por ser a preferida do atual rei. Já a segunda vencedora, Abby conspirou com o primo do príncipe Justin, Porter, para matar seu matá-lo, vindo futuramente a se casar com Porter, porém devido às desconfianças dele a seu respeito, Abby e seu filho, Clarkson, viveram em um lar cheio de gritaria, acusações e às vezes violência. Já Amberly, foi a estrela de sua Seleção, por sua natureza tranquila, além de sua beleza. O seu casamento acalmou parte da população.  Clarkson mantém a família sob controle porque acha que isso é normal, uma vez que não conseguiu confiar em ninguém.


*****

Playlist Oficial (A Seleção e A Elite)
  A Kiera Cass liberou a playlist oficial de cada um dos dois primeiros livros. A lista completa faz parte dos extras do livro de contos, e cada música vem associada a uma cena (quote) do livro. Optei por apenas divulgar aqui cada playlist, e em fornecer o link de download de cada música, quando possível. A ordem é "nome da música - nome do artista".

#A Seleção
A Beautifull Mess - Jason Mraz
All At Once - The Fray
All I Wanted - Paramore
Big Cassino - Jimmy Eat World
Dirty Little Secret - The All-american Rejects
Faint - Linkin Park
Fairytale - Sara Bareilles
Fences - Paramore
Goodbye To You - Michelle Branch
Made For You - One Republic
Mercy - One Republic
Spinning - Jack's Mannequin
The MiddleJimmy Eat World
Two Sisters - Fiction Plane
What You Wish - Guster

#A Elite
Animal - Neon Trees
Believe In What You Want - Jimmy Eat World
Best Imitation Of Myself - Ben Folds
Endlessly - The Cab
Ex-Girlfriend - No Doubt
Feelinf Sorry - Paramore
Good Time - Owl City(feat. Carly Rae Jepsen)
I Won't Give Up - Jason Mraz
Mercy - Duffy
On Fire - Switchfoot
Never Say Never - The Fray
Poison & Wine - The Civil Wars
Secret - The Pierces
The Pretender - Foo Fighters
They Don't Know About US - One Direction
You Found Me - Kelly Clarkson


   Citação Preferida:

****

Então, é isso amores da minha vida! E a vida continua, A Seleção também. Ficam faltando (e prometo que estarão aqui em breve!) as resenhas de A Rainha (conto, já publicado), A Favorita (outro conto, não publicado ainda) e A Herdeira (quarto livro da trilogia!) além do epílogo extra de A Escolha! Até a próxima! Abração!


Nenhum comentário:

Postar um comentário