Resenha: Ponto de Impacto


Livro: Ponto de Impacto
Autor(a): Dan Brown
Gênero: Conspiração Científica
Editora: Sextante
Páginas: 448

   Sinopse:

Quando um novo satélite da NASA encontra um estranho objeto escondido nas profundezas do Ártico, a agência espacial aproveita o impacto da sua descoberta para contornar uma grave crise financeira e de credibilidade. O peso dessa revelação acarreta sérias implicações para a política espacial norte-americana e, sobretudo, para a iminente eleição presidencial.
Com o objetivo de verificar a autenticidade da descoberta, a Casa Branca envia a analista de inteligência Rachel Sexton para a desolada geleira Milne. Acompanhada por uma equipe de especialistas, incluindo o carismático pesquisador Michael Tolland, Rachel se depara com indícios de uma fraude científica que ameaça abalar o planeta.
Antes que Rachel possa falar com o presidente dos Estados Unidos sobre suas suspeitas, ela e Michel são perseguidos por assassinos profissionais controlados por uma pessoa que é capaz de tudo para encobrir a verdade. Em uma fuga desesperada para salvar suas vidas, a única chance de sobrevivência para Rachel e Michael é desvendar a identidade de quem se esconde por trás de uma conspiração sem precedentes.
Com fascinantes informações sobre a NASA, a comunidade de inteligência e os bastidores da política americana, sem falar na polêmica discussão sobre a possibilidade de vida extraterrestre, Ponto de Impacto revela o amadurecimento de Dan Brown como escritor, reunindo todas as qualidades que o transformariam em um fenômeno mundial com seu livro seguinte: O Código da Vinci.

(Sinopse padrão para Ponto de Impacto, disponível nas páginas online dedicadas a ele, no Skoob, na Saraiva e na Wikipédia.)

   Na contra capa:

"Uma verdadeira lição de como se construir uma história de suspense. Impossível parar de ler."
- Washington Post

"Uma excelente trama com cenários convincentes e a mistura perfeita de personagens adoráveis e detestáveis."
- Publishers Weekly

   O que eu achei:

Como todos os livros que li do Dan, adorei e não consegui largar até terminar de ler a última página! É mais um daqueles livros viciantes, incrustado de dados e fatos, cuja pesquisa demorou muito para ser concluída, e que é um prato cheio para os amantes de uma literatura mais elaborada, recheada de fatos históricos, e até mesmo com uma pontada das ideias de conspiração!

O enredo do livro gira em torno de uma descoberta espetacular da NASA, feita em um momento (mais propício impossível!) delicado, que é o período de eleições para presidente dos EUA. O atual presidente sofre forte pressão, e vai mal nas pesquisas, dando a vantagem para um candidato concorrente, que atualmente é um senador, porém sem muitos escrúpulos, mas com um carisma e tenacidade fatais.

Em meio a debates e discussões sobre os gastos excessivos que o governo tem feito com agências improdutivas e que poderiam, em tese, ser reduzidos, a NASA enfrenta sua maior crise, uma vez que seus fracassos e falhas tornaram-se coisa rotineira. A culpa recai sobre os ombros do presidente americano, uma vez que ele é um forte apoiador da agência, e vê o perigo de se 'abrir' o espaço comercialmente.

Porém o que não se sabe, ainda, são as dimensões das consequências e implicações que essa nova descoberta trarão. Para causar uma boa impressão, e eliminar quaisquer dúvidas existentes sobre a veracidade dos fatos descobertos, são recrutados pesquisadores e cientistas de renome, e sem quaisquer envolvimentos com o governo, para darem o seu parecer científico, e endossarem a descoberta. E aí que entra a protagonista da história: embora não seja uma pesquisadora, muito menos uma cientista, a meticulosa Rachel Sexton é a depuradora principal de informações na agência de inteligência americana NRO. E sendo filha do concorrente do presidente nas eleições, tem um grande peso na opinião pública (interna e externa, no governo). Saindo para mais um dia rotineiro de trabalho, ela se vê envolvida em corrida alucinante, repleta de alta tecnologia, desenvolvimentos militares de ponta, e perigos impensáveis, para tentar achar a resposta real para uma das perguntas mais antigas e controversas do universo.

Porém, uma vez dada a largada dessa corrida, Rachel começa a perceber que nem tudo é o que parece, e que há pessoas dispostas a matar e morrer para deixar as coisas como estão.

   O que mais gostei:

O livro é incrivelmente dominante! Você não vai conseguir parar antes de terminar de lê-lo. O ritmo dos outros livros do Dan Brown se reproduzem também nesse: uma corrida contra o tempo, um fato (ou uma questão) que se mostra incrivelmente surreal, ou que tem o poder de mudar toda a estrutura do mundo que conhecemos, e é claro, uma bela e forte mulher, que terá um papel a desempenhar no curso dos eventos.

Rachel, é claro, se enquadra perfeitamente no papel dessa mulher, nos modelos de Dan. Forte, inteligente, sagaz, e que no fundo, tem uma história maior, e sentimentos, como qualquer outra pessoa.

O livro é impressionante: a grandeza de detalhes, as descrições minuciosas da fisionomia e caráter das personagens, a pesquisa abrangente sobre as organizações americanas, desenvolvimento militar e a tecnologia envolvida, como sempre, é uma forte característica do autor, que retrata com fidelidade os fatos  envolvidos. Sinceramente? Não sei como Dan consegue acesso a tantas informações, tão incríveis, do país mais importante do mundo.

As ideias e teorias científicas envolvidas também são reais, as filosofias, estudos, características, tudo de fato, embasado.

Ah, e não poderia deixar de falar, que Dan reforça a ideia de que por trás de todo grande homem, há uma mulher ainda maior. ;)

   O que não gostei:
(contém alguns spoiler de menor grau)

Vamos lá, a história foi perfeita, e se há alguma crítica a ser feita da minha parte, é apenas uma. O mais são observações, sobre meu ponto de vista, da narrativa.

Em primeiro lugar, logo nas primeiras páginas, tem uma cena realmente terrível, para quem ama os animais como eu, e não consegue matar nem mesmo uma barata repugnante (argh!): eles pegam um trenó puxado por alguns cães, e o jogam do helicóptero, em pleno voo! Sim, é dolorosa, essa situação!

Segundo, eu já não gosto de política, nem de me envolver nela. Ao meu ver, a política corrompe as pessoas, ou o poder, que seja. Mas políticos, em geral, são manipuladores profissionais, que não tem limites para sua ganância. E o livro deixa isso ainda mais evidente.

A citada necessidade dos EUA de serem terem a "superioridade global, na paz ou na guerra", me parece obsessiva!

E por último e, de fato, a única observação crítica a respeito do livro, é que a entrada da personagem Gabrielle, no prédio da NASA foi 'forçada'! Não tinha como Gabrielle conseguir entrar tão facilmente em departamentos de uma das mais importantes agências americanas! Ela não teria tempo, nem postura, lá dentro, dada a sua notoriedade nas notícias e no meio político. E nunca que uma agência como a NASA teria falhas tão críticas e IDIOTAS na sua segurança, como a história quis passar nesse ponto da narrativa.

No mais, tudo na mais perfeita ordem!

   Curiosidades e Detalhes:

*Armas
   - Míssil AGM-114 Hellfire


   - OH-58 Kiowa Warrior


*Transportes

   - VC-25-A (Air Force One)
   - 747-200B
VC-25-A (Air Force One)                                                                 747-200B

                                          

   - Eurocopter HH-65 Dolphin
   - USS Charlotte (SNN-766)


HH-65 Dolphin                                                                                       USS Charlotte

   - Crestliner Phantom 2100


   - Small Waterplane Area Twin-Hull (SWATH)



*Cenários
   - Tapete no Salão Oval da Casa Branca: a águia muda a direção de sua visão, dependendo do período (paz ou guerra). O segredo é que existe um segundo tapete, guardado no depósito, com a águia olhando no sentido contrário.



   - Os nomes Ártico e Antártica, em suas origens etimológicas, com significados engraçados, e até mesmo literais. Porém indicando também as constelações das "ursas".

   - O Quarto de Lincoln: tido como mal assombrado.



*Teorias
   - Panspermia;

*Quais as características que apontam um meteorito real?
   - Taxas intermediárias de níquel;
   - A proporção de Titânio/Zircônio (meteoritos tem uma taxa alta);
   - Côndrulos;
   - Crosta de fusão;

*Tecnologias
   - Nanotecnologia;
   - Biomimética;
   - Micromecânica;
   - Microssistemas Eletrônicos;
   - Supercomputadores Cray;

   Citação Preferida:

*****

Bem, é isso pessoal. Eu particularmente gostei muito desse livro, é sensível, emocionante, mas sem cair no drama de fato, e o romance dele é inocente, sem cair no clichê. espero que gostem (e se já leram, tenham gostado!) dele também. Até a próxima.
****


Nenhum comentário:

Postar um comentário