Resenha: As Vantagens de Ser Invisível


Livro: As Vantagens de Ser Invisível
Autor: Stephen Chbosky
Gênero: Romance Epistolar, Literatura Juvenil
Editora: Rocco
Páginas: 224

   Sinopse:

Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.

(Sinopse padrão para As Vantagens de Ser Invisível, disponível nas páginas online dedicadas a ela, no Skoob, na Saraiva e na Wikipedia.)


   Na contra capa:

Manter-se à margem oferece uma única e passiva perspectiva. Mas de uma hora para outra sempre chega o momento de encarar a vida do centro dos holofotes.

A luta entre apatia e entusiasmo marca o fim da adolescência de Charlie nesta história divertida e ao mesmo tempo instigante.

   Book Trailer:
Pessoal, não encontrei trailer book. Mas temos esse da adaptação cinematográfica que foi feita.



   O que eu achei:

Hey pessoal! Eu andei sumido, é verdade, muitas coisas pra desenvolver na faculdade, vários trabalhos de fim de período e muitas provas, mas li como se não houvesse amanhã. Esse ano está grandioso! Bem, mas vamos ao que interessa de fato: As Vantagens de Ser Invisível!

Eu sempre tive o desejo enorme de ler o livro, pois assisti ao filme, e simplesmente o amei! Amei de paixão, achei sensível, emocionante, cativante! Os três personagens centrais da história, Charlie, Sam e Patrick, cada um com seus problemas, mas sempre ajudando uns aos outros, me prenderam e arrebataram. Como sempre, o livro se mantém acima do filme em termos de conteúdo e qualidade da história, mas de jeito algum a adaptação me decepcionou agora que li a obra original. O livro é sensacional! 

Escrito em forma de cartas, de Charlie para alguém a quem ele não nomeia, mas que sempre trata de forma cortês e carinhosa, como amigo. Ele expõe seu dia-dia, como sua vida anda, seus problemas, seus encontros e desencontros. Charlie abre seu coração de forma pura, sincera e objetiva. Um garoto confuso, sensível e extremamente doce. Charlie inicia seu primeiro ano do ensino médio, sem amigos, e começa seu relato no livro nos deixando a par da morte do seu antigo melhor amigo, Michael, que cometeu suicídio.

A partir daí, Charlie mostra sua adaptação, e os desafios que encontra pela frente. Ao conhecer seus novos colegas, sua vida toma rumos inesperados e surpreendentes, ele passa a conhecer mais sobre si mesmo, e sobre os outros. Charlie é um ótimo observador, e pensa de forma a deixar as necessidades dos outros sempre acima das suas, o que lhe causa alguns problemas. Com o passar do tempo, e com as emoções à flor da pele, Charlie também se encontrará preso em uma lembrança do passado que o marca profundamente, mesmo que ele não se lembre inicialmente dela no começo. E a partir daí, é uma descida profunda e inevitável desde a verdade nua e crua até que a esperança de um futuro melhor, com as pessoas que ama, seja vista por ele como real.

   O que eu mais gostei:

Eu sou culpado! Não confiem em minha opinião sobre o livro, porque ele é extremamente especial para mim, retratando alguns quadros de uma realidade que eu mesmo vivenciei (não, se você já leu, não aquela parte da história... mas algumas menos traumatizantes, porém não menos perturbadoras).

Os questionamentos de Charlie sobre as pessoas ao seu redor tratam aos outros e a si próprias também são meus, e já cheguei a ficar tão perdido quanto ele. Por favor, não menosprezem Charlie pelo fato dele chorar tão facilmente. Entendam que ele é bondoso, gentil e sensível às necessidades do próximo. Quando as coisas vão mal, ou quando ele presencia uma cena onde a falta de amor não traz nada de bom, ele se entrega a dor, e isso causa muitos danos.

Cheio, repleto de frases fortes, contagiantes e que tocam no fundo do coração, a obra inteira me prendeu do começo ao fim. Levei em torno de 3 a 4 horas para lê-la. E já consta na minha lista de favoritos não-fantásticos, uma vez que ele condiz com a realidade. É um livro que faz refletir, e nos faz pensar nas coisas difíceis e importantes da vida, em nossos relacionamentos, sejam amorosos, familiares, ou com os amigos.

Ele também me trouxe êxtase na frase mais destacada da obra, que quando a li, vi a grande verdade do mundo na minha frente, e me fez perceber como o mundo funciona, em termos de porque a pessoa certa sempre escolhe ficar com a pessoa errada.

   Sobre a adaptação:

O filme é americano, e estreou mundialmente em setembro de 2012, chegando ao Brasil um mês depois. Sob o estúdio Summit Entertainment. Seus principais astros, e protagonistas foram ninguém menos do que Logan Lerman (que também atuou como protagonista, sob o personagem Percy Jackson, nos dois filmes da adaptação dos livros de Rick Riordan) como Charlie, Emma Watson (nossa querida Hermione, da franquia Harry Potter) como Sam, e Ezra Miller, que fez o papel de Patrick, no filme.

Uma adaptação que se aproximou ao máximo da realidade da obra original, sem nenhuma grande alteração no enredo.


   Trilha Sonora:

Cheia de música, boa música! Com várias citações diretas, indiretas, playlists, é uma ótima pedida pra entrar no clima, enquanto estiver lendo. Vou deixar as músicas que foram citadas no livro, disponíveis para download. Aproveitem, a sensação é de infinito!

   O que não gostei:

A obra é realística, ela trata do ser humano, e dos seus tratos com os outros. E apresenta pontos fortes. Traumas, antigas dores, tabus, preconceitos, abusos; Autodestruição, drogas, aceitação. Isso vai machuca se você tiver uma personalidade parecida com a de Charlie.

Conseguiu tirar meu sono, e tranquilidade. Conseguiu também tirar várias lágrimas. Mas valeu a pena cada segundo que gastei lendo-a.

   Citação Preferida:


*****

4 comentários:

  1. Eu também assisti primeiro o filme e só depois então li o livro.Gostei da história mas ela não me envolveu tanto assim,deve ter sido o momento que eu escolhi para lê-lo que não foi muito bom.Não tive problemas com os personagens já que todos foram bem desenvolvidos assim como os dramas de cada um e essa escrita em forma de cartas foi uma das coisas que mais me chamou atenção já que nunca tinha lido um livro narrado dessa forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, acho que varia de acordo com o psicológico de cada um, certamente (ou talvez eu seja meio Charlie, que vive chorando a toa... huahsuahsahs). Mas certamente é um bom livro. O desenvolvimento da narrativa não deixou a desejar. Obrigado pela opinião Lê! Bom tê-la por aqui.

      Excluir
  2. Hmmm então gostou do livro que te emprestei?? kkkk' Que ótimo... :D Um dos meus livros favoritos hehe :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como! O livro foi fantástico! Não vou mais te devolver! u.u

      Excluir